Obras de restauro da Chácara Lane estão na fase final

Local vai abrigar exposições temporárias e o acervo de papel da Coleção de Arte da Cidade

A Chácara Lane, na Consolação, está com as obras de restauro em fase final. O local vai abrigar exposições temporárias e o acervo de papel da Coleção de Arte da Cidade que, atualmente, está preservado no Centro Cultural de São Paulo. No sábado (11), o prefeito e o secretário municipal de Cultura em exercício visitaram as instalações e vistoriaram as obras.

A reforma começou em janeiro de 2011 e tem previsão para ser concluída em julho deste ano. Foram feitas reformas e adequações estruturais, como a implantação de acessibilidade, com a conservação de toda a arquitetura original do imóvel.

Espaço histórico

Construído entre os anos 1890 e 1906 pelo reverendo presbiteriano George Whitehill Chamberlain, o imóvel representa a arquitetura eclética residencial de chácaras da passagem do século XIX para o século XX e é uma importante referência histórica sobre a formação da rua da Consolação, uma vez que testemunhou toda a urbanização e a produção arquitetônica paulistanas.

Na década de 1910, o local foi comprado pelo médico Lauriston Job Lane que o usou como chácara da família até 1940. Em 1944, a Prefeitura, por intermédio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONCRESP), considerou a Chácara Lane um remanescente de antiga chácara paulistana, área que ainda conserva uma densa massa de vegetação arbórea num solo permeável localizada em plena área central da capital paulista. Entre 1953 e 1990, o casarão abrigou o Arquivo Histórico Municipal e em 2004 foi tombado pelo Conpresp e se tornou sede do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.