Praça Roosevelt revitalizada será novo espaço para a cultura e o lazer

Projeto prevê garagem, arborização e até um espaço para cães; ação faz parte da política de recuperação e revalorização do espaço público

As obras de revitalização da Praça Roosevelt, na região Central da cidade, continuam em ritmo acelerado. Com um investimento de aproximadamente R$ 37 milhões, as intervenções devem ser concluídas no segundo semestre de 2012. O prefeito de São Paulo e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) vistoriaram as melhorias na manhã da última quinta-feira (9).

 

O projeto faz parte da política de recuperação e revalorização do espaço público, a exemplo do projeto Nova Luz, que irá reurbanizar toda a região da Estação da Luz, centro histórico de São Paulo. Desde setembro de 2010, o espaço passa por várias transformações para que tudo seja concluído no segundo semestre deste ano.

 

Melhorias urbanas e paisagísticas

 

O projeto de Requalificação Urbana e Paisagística da Praça Roosevelt representa a transformação do perfil arquitetônico e urbanístico de uma área de 25.100 m², pouco mais de um alqueire. A reforma dessa área inclui a instalação de equipamentos para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, sanitários públicos, calçadas permeáveis (ecológicas) e garagem subterrânea com 556 vagas. No subsolo, serão construídas as bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

 

Um percurso arborizado irá cortar a praça, com um sistema de rampas e escadas, tudo projetado dentro das normas de acessibilidade. No nível principal haverá dois quiosques para floricultura e também serão plantadas 223 árvores de espécies nativas. Conforme o projeto de iluminação elaborado, as luzes ficarão abaixo da copa das árvores, de forma a garantir maior claridade do ambiente e segurança dos usuários da praça no período noturno.

 

A obra prevê ainda a instalação de um "cachorródromo", que será cercado por bancos de concreto. O espaço terá uma área gramada e outra em terra, além do bebedouro para cães. A impermeabilização nesse espaço será especifica para o tipo de acidez proveniente da urina dos animais, evitando a degradação do espaço.