Força-tarefa encerra primeira etapa de vistorias em restaurantes do Centro

Dois deles foram interditados pela Vigilância Sanitária, sendo um deles pelo Contru; todos os estabelecimentos vistoriados são na região da Sub Sé

A força-tarefa da Prefeitura encerrou a primeira etapa de vistorias em restaurantes no centro da cidade. Dois foram interditados pela Vigilância Sanitária, sendo um deles também pelo Contru. O restante foi intimado para serviços de melhorias dentro da competência de cada órgão. A próxima etapa, ainda na região da Sé, vai abranger um perímetro maior de vistorias. A ideia é fiscalizar todos os restaurantes da região central da cidade, locais onde circulam e se alimentam grande número de pessoas.

Na última segunda-feira (6), a força- tarefa interditou um restaurante localizado na Rua XV de Novembro. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária por armazenar produtos e alimentos em locais inapropriados - madeiras, principal reduto para proliferação de insetos; apresentar temperatura inadequada dos alimentos; janelas com muita gordura; funcionários em condições impróprias de higiene; caixas de gordura entupidas, pias entupidas, caixa de esgoto em local impróprio.

O local não apresentou as condições de higiene para funcionar, o que representa risco iminente à saúde dos frequentadores. O Contru intimou o local a executar obras de melhorias com relação aos sistemas de segurança do estabelecimento. A Subprefeitura Sé intimou o proprietário do estabelecimento a providenciar o alvará de funcionamento em cinco dias.

Ainda na última sexta-feira (3), na rua Álvares Penteado, havia um depósito descoberto, onde o proprietário armazenava garrafas de vidro vazias, que armazenavam água da chuva. O proprietário recebeu um auto de infração para se adequar às normas de higiene da Covisa e o Contru intimou o local para execução de obras com relação aos sistemas de segurança contra incêndio.

Importância da força-tarefa

O principal objetivo das vistorias na região central da cidade é verificar a regularidade dos estabelecimentos, as condições dos sistemas de segurança de prevenção contra incêndios, as questões de higiene, manuseio e armazenamento dos alimentos e produtos, estocagens de botijões, entre outros itens observados dentro da competência de cada órgão.

A força-tarefa, coordenada pela Comissão Integrada de Fiscalização - CIF, é formada pela Secretaria de Controle Urbano, Departamento de Controle e Uso de Imóveis - Contru, Vigilância Sanitária - Covisa e Subprefeitura Sé.

As vistorias estão sendo motivadas através de denúncias de munícipes que, por sua vez, podem ser encaminhadas para o e-mail ou através dos telefones de denúncia do Contru: 3397-3655/3397-3656.