Obras do prédio anexo da Biblioteca Mário de Andrade entram na fase final

Antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo está em reformas para abrigar o acervo de 2,8 milhões de periódicos

As reformas no prédio anexo da Biblioteca Mário de Andrade chegam a sua fase de conclusão. As adaptações são para que o local possa abrigar um acervo de 2,8 milhões de periódicos da biblioteca. Localizado na Rua Bráulio Gomes, Centro da capital, o novo equipamento é vizinho à biblioteca e garantirá melhores condições de conservação dos jornais e revistas, que estão na Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro, desde a década de 60.

A reforma do antigo prédio do Instituto da Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) faz parte das obras do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade. O prefeito de São Paulo vistoriou as obras, nesta quarta-feira (1/2). As obras foram iniciadas em fevereiro de 2010 e têm investimento de R$ 14,6 milhões, oriundos da Prefeitura de São Paulo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além dos periódicos, também será transferido para o local o acervo de multimeios com 40 mil rolos de microfilmes. Os jornais e revistas datam desde o século 19 até os dias atuais e são uma importante fonte para pesquisadores. O espaço contará ainda com auditório, salas para oficinas de restauro e microfilmagem, área administrativa e salas de estudo para pesquisadores. A conclusão das obras está prevista para este ano.