CCSP recebe 5ª edição do Festival de dança Brasil move Berlim

Local promove um bate-papo sobre o evento bienal, criado em 2003, que atua como uma importante vitrine da dança contemporânea brasileira na Alemanha

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove um bate-papo sobre o Festival Brasil move Berlim, evento bienal criado em 2003 que atua como uma importante vitrine da dança contemporânea brasileira na capital alemã. Realizado bienalmente, o festival carrega uma importância estratégica das mais variadas expressões, atuando como agente difusor da dança brasileira e incentivador do intercâmbio de influências estéticas e artísticas entre os dois países.

No dia 2 de dezembro, a Cia. Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, além do idealizador e diretor-artístico do festival, Wagner Carvalho, comentarão sobre a 5ª edição do evento. Nesse dia, será apresentada a documentação em vídeo do Brasil move Berlim 2011.

A programação de dança do CCSP apresenta, ainda, o Projeto DR, de 9 a 18 de dezembro. Formado por Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Arêas e Tarina Quelho, o projeto tem existido nos últimos anos como tentativa de projeto continuado para discutir as relações entre processo artístico e produto, formalização em dança, criação colaborativa, metalinguagem e autoficção, formas de produção e difusão de dança. No CCSP, serão apresentados dois desses trabalhos: Episódico e a peça Crise.

Episódico

Em Episódico, o Projeto DR discute assuntos como co-autoria, relações de poder, manipulação e versão, tratados em seis cenas-episódio distintas. Episódico é um híbrido de processo e produto artístico/espetáculo em que cada cena está organizada por uma estrutura de regras que possibilitam sua construção durante a performance. Dessa forma, a construção da obra é a própria obra, numa operação metalinguística reflexiva e bem-humorada.

Crise

A peça Crise é um estudo da produção recente do Projeto DR, uma autocartografia, avaliação/crítica/crise, como mapa daquilo que já (ou ainda não) fizeram e como possibilidade de nova experiência do presente. Resgatando e ao mesmo tempo bombardeando os elementos desta autocartografia, buscam construir situações radicais de ficção, uma dramaturgia possível, não-linear e polifônica como evento acontecendo no corpo.


Serviço:

Bate-papo Brasil move Berlim

Data: sexta-feira, 2 de dezembro, às 19h
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso (junto à estação Vergueiro do metrô).

Episódico
De 9 a 11 de dezembro

Peça: Crise
De 16 a 18 de dezembro. Sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 20h.