Mostra debate as novas coordenadas das tensões e lutas entre centros e periferias

Cine Olido recebe a programação até o dia 4 de dezembro com a missão de promover uma reflexão cultural e política sobre esta questão

A Galeria Olido, na região central de São Paulo, recebe a mostra Coordenadas: Política e Audiovisual entre centros e periferias, até o domingo (4/12). O projeto foi contemplado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e é promovido pelo coletivo Felco Brasil. A exibição itinerante de produções audiovisuais começou ontem (29/11) e tem o intuito de promover uma reflexão cultural e política a respeito das velhas e novas coordenadas das tensões e lutas entre centros e periferias.

As seleções apresentam prioritariamente documentários, mas há também trabalhos de ficção, como No Meio do Caminho, que produz um retrato de personagens que são legítimos representantes de suas classes sociais; e O Paraíso Em Suas Mãos, que apresenta um grupo de pessoas que trabalha para a "Grande Construção”. Os longas ficcionais integram o Programa 6: Atravessando Cidades, marcado para o dia 3, às 15h.

O Programa 8: América Adentro exibe dois filmes nos dias 1º e 4, às 17h. América Lucha! - 5º Congresso De La Cloc se baseia no congresso para debater os movimentos sociais campesinos do Equador. Tava - Paraguay Tierra Adentro retrata a resistência aos latifúndios de monocultura no Paraguai, no assentamento Tava Guaraí. No dia 1º, às 19h, Lucas Keese, Diogo Noventa e Estér Fer participam de debate com mediação de Caio Polesi.

Na sexta-feira (2/12), também às 17h, o Programa 10, Populações na Mira do Progresso, traz documentários como Tucuruí: A Saga de Um Povo, que discute a construção da barragem de Tucuruí, no Pará, que deixou muitas famílias despejadas e sem qualquer forma de indenização e Jd. Prainha - Uma Casa Foi Demais, que retrata o protesto de moradores após a derrubada de uma casa no Jardim Prainha, na região do Grajaú.

Após as exibições, às 19h, haverá um debate temático com o Núcleo Cultural Força Ativa, a Associação Viva o Centro, a Rede Extremo Sul e Fábio Araújo e mediação de Tiaraju Pablo. O evento termina no dia 4 de dezembro, às 19h, com o Programa 1: Luta dos Extremos.
 

Serviço:

Coordenadas: Política e Audiovisual entre centros e periferias

Data: até domingo, 4 de dezembro
Local: Cine Olido, na Galeria Olido.
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Ingressos no valor de R$ 1,00.