Feira da Liberdade dá espaço a outros eventos em três dias de dezembro

Tradicional evento do distrito não funcionará nos dias 10, 11 e 31, para que outras festas típicas possam acontecer na Praça da Liberdade

A Subprefeitura Sé vai suspender o funcionamento da tradicional Feira de Arte, Cultura e Artesanato da Liberdade, na região central da cidade, por três dias. Essa ação foi tomada porque o local da feira, a Praça da Liberdade, ao lado do Metrô Liberdade, será utilizado por outros dois eventos típicos da cultura oriental, o Toyo Matsuri, nos dias 10 e 11, e o Moti, no dia 31 de dezembro.

Cultura oriental

Ambos os eventos que suspendem a Feira da Liberdade tem fortes ligações com a cultura oriental. O Toyo Matsuri, por exemplo, é um dos festivais de rua mais importantes da cidade de São Paulo. O festival tem shows de taikô, música variada e dança típica. Há alguns anos, passou-se a adotar o “nobori”, uma bandeira comprida típica japonesa, para enfeitar as ruas.

O que ocorre no último dia do ano, em 31 de dezembro, celebra o Ano Novo da forma oriental. Já é a 40ª edição do Moti, também denominado de Festival do Bolinho da Prosperidade, é realizado em comemoração à passagem do ano, agradecendo aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano 2011, desejando muita saúde, paz e harmonia.