Novos painéis da Estação da Luz são de alunos dos CEUs

Projeto promove visitas aos Centros; mais de 360 alunos já produziram desenhos sobre os direitos humanos e a história de São Paulo

A Estação da Luz tem um detalhe especial desde a última sexta-feira (18). Painéis de azulejo, com pinturas feitas por alunos de seis Centros Educacionais Unificados (CEUs), serão instalados no mezanino do prédio histórico da cidade. A ação integra o projeto Inscrire - Escrever os Direitos Humanos, que incentiva a criação de trabalhos artísticos com destaque para os princípios dos Direitos Humanos e a diversidade cultural.

Este ano, o projeto já visitou seis CEUs, onde mais de 360 alunos produziram desenhos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a história de São Paulo. O CEU Parque Anhaguera receberá a atividade ainda este mês. Além disso, um painel de 22m² feito por alunos da EMEF Professora Isabel Vieira Ferreira, na Vila Nova Galvão, já foi instalado em novembro de 2010.

Inscrire

O projeto Inscrire - Escrever os Direitos Humanos teve início na Europa e foi se espalhando por todo o mundo. A Estação da Luz foi escolhida por ser um local correspondente à Place de la Concorde, de Paris, onde foi construído o primeiro projeto de Direitos Humanos da Association Inscrire. Outros projetos similares já foram apresentados em grandes cidades como Lisboa, Berlin, Santiago do Chile, Estocolmo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o projeto é realizado em parceria com a Comissão Municipal de Direitos Humanos.