Documentário sobre catadores de lixo tem pré-estreia no Cine Olido

"À margem do lixo" será exibido gratuitamente amanhã (1º/11), às 19h30; longa-metragem focaliza rotina dessas pessoas na cidade de São Paulo

A Galeria Olido recebe, no Cine Olido, o documentário À Margem do Lixo, que conta a rotina dos catadores de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. A pré-estreia será nesta terça-feira (1º/11), às 19h30, com sessão gratuita aberta ao público e presença do diretor do filme, Evaldo Mocarzel. O longa-metragem mostra a importância desta atividade no Brasil, líder mundial de reciclagem de alumínio, com mais de 90% de reaproveitamento do material produzido.

O documentário é a terceira parte de uma tetralogia iniciada com À Margem da Imagem, que recebeu 19 prêmios em festivais no Brasil e no exterior, e À Margem do Concreto, que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília. As três histórias contam, em ordem, a luta de moradores de rua, de movimentos de moradia e, no último documentário, catadores de materiais recicláveis.

Em todo o país, aproximadamente 800 mil trabalhadores se dedicam à coleta, triagem, classificação e beneficiamento de recicláveis, de acordo com dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (MNCR). O documentário conquistou o principal prêmio do XII Festival de Cinema de Direitos Humanos, em 2010. A obra acompanha a rotina dos catadores da capital paulista e mostra a recuperação da identidade dessas pessoas por meio do trabalho.



Serviço:

À Margem do Lixo

Data: terça-feira, 1º de novembro, às 19h30
Local: Galeria Olido, no Cine Olido
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Grátis, retirando o ingresso com uma hora de antecedência.