Sábados de outubro serão de modernismo literário, na Biblioteca Mário de Andrade

Especialistas na área discutirão as carreiras de alguns homenageados, além de debater a relação da música brasileira com os textos literários

A Biblioteca Mario de Andrade realiza o ciclo Grandes Poetas, Grandes Canções, que ocorrerá entre os dias 1º e 29 de outubro, aos sábados, das 16h às 18h, em homenagem à obra de alguns dos mais importantes autores do Brasil. Formado por cinco encontros, o evento reúne, pela ordem, palestras sobre Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Guilherme de Almeida, todos com entrada franca.

Para participar dos eventos, é preciso retirar senha uma hora antes do início. Em cada encontro um especialista em literatura discutirá a vida e a carreira do homenageado, além de debater a ligação da música brasileira com os textos literários, explicando as emoções, a evocação do meio social, o momento histórico e as tradições culturais envolvidas.

As discussões se encerram com a apresentação de canções compostas sobre poemas do escritor enfocado. Entre elas estão Viola Quebrada, de Heitor Villa-Lobos, em homenagem a Mario de Andrade; Imaginária Serenata, de Edmundo Villani-Côrtes, referência à obra de Cecília Meireles; e E Agora, José?, de Ernst Mahle, homônima ao poema de Carlos Drummond de Andrade.

Os poemas na música

O modernismo literário brasileiro foi um grande impulso para a criação da canção de câmara no País. O convívio entre escritores e músicos, desde o início do século XX, facilitou o intercâmbio cultural que possibilitou o uso de poemas nas composições musicais.

 



Serviço:

Grandes Poetas, Grandes Canções

Data: todos os sábados de outubro (1º, 8, 15, 22 e 29), sempre das 16h às 18h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro
Evento gratuito.