Operação Cidade Limpa recolhe mais de 22 mil propagandas irregulares

Só na região da Subprefeitura Sé foram 1.030 panfletos irregulares apreendidos e 37 multas aplicadas por conta da lei; veja outros números

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras promoveu, nesta quinta-feira (29), uma operação com base na Lei Cidade Limpa, com a participação de equipes de 30 Subprefeituras. Foram removidos 22.302 materiais de propaganda instalados irregularmente, entre faixas, cartazes, placas, banners e lambe-lambes, entre outros objetos.

Esse grupo de ações integradas foi criado pela Prefeitura em fevereiro deste ano para reforçar as ações rotineiras por toda a cidade e, principalmente, com o intuito de coibir o uso inadequado da publicidade externa. O objetivo das ações concentradas é, além de manter fiscalização e limpeza constantes, contribuir para termos uma cidade menos poluída visualmente e agradável para toda a população.

Na região da Subprefeitura Sé a ação passou por vários pontos. São eles: as ruas Coronel Xavier de Toledo, Barão de Itapetininga, Sete de Abril, Florêncio de Abreu, 25 de Março, Comendador Afonso Kherlakian, Augusta, Consolação, Maria Antonia, Angélica, Piauí, Armando Penteado, Barão de Duprat, Alagoas; e a praça da República.

O número de apreensões passou de 1.200 objetos irregulares. Entre eles haviam 1.030 panfletos, 32 lambe-lambes, 47 placas, 17 banners e outros 117 itens publicitários expostos publicamente sem estar de acordo com a Lei Cidade Limpa. Também foram aplicadas 37 multas durante a ação da Subprefeitura Sé, todas por infringir essa lei.

Lei Cidade Limpa

Lançada em 2007, a Lei Cidade Limpa é um marco na regulamentação da publicidade externa, que permitiu à cidade conhecer as fachadas de muitos prédios, alguns históricos, que ficavam escondidos atrás de grandes painéis publicitários, sem um mínimo de padronização.