Santa Cecília recebe quinta Operação Cata-bagulho do ano neste sábado (1)

Distrito já soma aproximadamente 89 toneladas de objetos inservíveis coletados desde janeiro

A Santa Cecília recebe, neste sábado (1), a quinta Operação Cata-bagulho do ano. O serviço percorrerá todas as ruas do distrito em busca de objetos inservíveis descartados pela população e evitando o despejo irregular.

Os moradores da região, delimitada pela avenida Pacaembu, rua Doutor Veiga Filho, rua Jaguaribe, rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, avenida São João, avenida Duque de Caxias, rua Mauá, Linha CPTM/Alameda Cleveland, viaduto Engenheiro Orlando Murgel, avenida Rudge, ponte da Casa Verde, Av. Doutor Abraão Ribeiro e Viaduto Pacaembu, podem realizar o descarte entre 7 e 12 horas do sábado. Na seqüência, equipes da Subprefeitura Sé realizam a coleta de materiais como móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

Visualize no mapa o roteiro da operação:





Cata-bagulho

Há, com a entrada da primavera, uma elevação nas temperaturas e, com isso, maior frequência de chuvas e temporais, o que torna ainda mais crucial a conscientização por parte da população quanto ao descarte irregular de móveis, lixo e entulho. Ato que, além de crime, inviabiliza o escoamento correto das águas torrenciais, causando enchentes. Em vista disso, a Operação Cata-bagulho promove uma solução alternativa e gratuita para o descarte de objetos e materiais inservíveis.

Neste ano, foram realizadas 36 operações Cata-bagulho na região central da cidade que coletaram aproximadamente 803 toneladas de materiais descartados pela população. Apenas no distrito da Santa Cecília a coleta já soma 89 toneladas.

O calendário anual completo e o itinerário do serviço podem ser consultados no site da Subprefeitura.

Entulho

O serviço de Cata-bagulho, no entanto, não recolhe lixo domiciliar, nem resíduos gerados pelas atividades de construção civil, como fragmentos de tijolo, areia, cimento e caliça.

Para o descarte de em menor escala, de até 1 m³ de entulho, o que corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, pode ser feito nos Ecopontos. Na região central, uma unidade funciona nos baixos do Viaduto Glicério e outra, na Liberdade.

Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site www.prefeitura.sp.gov.br.

Lixo eletrônico

A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site www.coopermiti.com.br.




Serviço:

Cata-bagulho na Santa Cecília
Data
: 1/10/11
Horário para depósito de materiais pelos moradores: das 7 às 12 horas
Grátis

Ecoponto Glicério
Local:
Avenida do Estado, esquina com rua Nova, Baixos do Viaduto Glicério
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Ecoponto Liberdade
Local:
Rua Jaceguai, 67, próximo ao Viaduto Guilherme de Almeida e Avenida Liberdade
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Ecoponto Armênia
Local:
Rua General Carmona, 140; próximo à Avenida Tiradentes, altura da Praça Bento de Carmago Barros
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Domingo, das 7 às 14 horas

Central de Triagem de Lixo Eletrônico – Coopermiti
Local:
Rua Doutor Sérgio Meira, 268 - Barra Funda
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 9 às 13 horas