Exposição mostra documentos históricos da cidade escritos entre os séculos 16 e 20

Arquivo Histórico de São Paulo disponibiliza 40 itens do acervo a partir de sábado (24); entre eles há documentos textuais, registros, livros de sepultamento e documentos gráficos

O Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, através do Arquivo Histórico de São Paulo (AHSP), apresenta a partir de amanhã (24) até o dia 21 de dezembro, em sua sede a exposição Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos. O evento no Bom Retiro oferece um panorama sobre a história da cidade de São Paulo entre os séculos 16 e 20, a partir de documentos do acervo.

A exposição Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos apresenta uma ampla seleção de documentos do valioso acervo da instituição, que registram a história da cidade sob diferentes aspectos, incluindo não apenas reproduções, mas um conjunto de documentos originais de diferentes gêneros e períodos. A mostra está organizada em cinco blocos, em ordem cronológica, considerando os seguintes momentos: Colônia e Reino Unido, Império, Primeira República e Formação da Metrópole.

A exposição procura ampliar a difusão do acervo institucional estimulando o seu conhecimento, muitas vezes restrito a pesquisadores especializados, pelos paulistanos, seus cidadãos. Em especial, o evento é dirigido a estudantes de ensino fundamental e médio, para o qual foram preparados diversos meios de aproximação tendo como mediação os educadores.

Importância dos documentos

Os visitantes poderão conhecer um conjunto de 40 itens do acervo da instituição, produzidos ao longo de quatro séculos. Alguns exemplos da importância desses papéis são os documentos textuais do século 16, selecionados entre as atas da Câmara da Vila de São Paulo, além de registros de alterações administrativas como a elevação da vila à cidade em 1711, livros com relações de sepultamentos realizados a partir do século 18; documentos gráficos variados como pranchas de arquitetura e fotografia destacam-se no conjunto reunido a partir do final do século 19. Estes permitem aos visitantes conhecer projetos de edificações particulares e públicas, e intervenções de grande vulto.

 



Serviço:

Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos

Data: de 24 de setembro até 21 de dezembro
Local: Edifício Ramos de Azevedo - Sede do Arquivo Histórico de São Paulo
Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro.
Horário de visitação: segunda-feira a sábado, das 10h às 16h30