Morada São João já beneficia 210 idosos com apenas nove meses de funcionamento

Desde sua inauguração, em dezembro de 2010, o Centro de Acolhida Especial proporciona a perspectiva de uma vida oferecendo dignidade e interação social

A preocupação com a qualidade de vida dos idosos da Capital paulista, principalmente com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, fez com que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), criasse o Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João. Esse projeto inovador faz parte da iniciativa da Smads de transferir 720 idosos, usuários dos Centros de Acolhida da Prefeitura, para moradias próprias e teve início com a inauguração em 2009 do Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada Nova Luz, situado também na região central.

Desde sua inauguração, em dezembro do ano passado, a Morada São João proporciona a perspectiva de uma vida melhor para 210 pessoas (165 homens e 45 mulheres), oferecendo hospedagem, seis refeições diárias e assistência médica. O grupo de funcionários do local conta com aproximadamente 31 profissionais, que são assistentes sociais, psicólogos, educadores, agentes de apoio, cozinheiros e assistentes técnicos.

Os idosos dispõem de oficinas culturais, com aulas de dança, e desfrutam de espaços de convivência com sofás, varanda e televisão. Essas atividades de lazer também ocorrem fora da Morada, pois os profissionais promovem passeios por equipamentos culturais de São Paulo, como o Centro Cultural Vergueiro, a Biblioteca Mário de Andrade e o Museu da Língua Portuguesa.