Praça do Patriarca recebe encontro de Combate ao Fumo

Secretaria de Participação e Parceria realizou hoje (29) um encontro onde profissionais da saúde distribuíram materiais informativos e realizaram exames monoxímetros

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta segunda-feira (29). Para celebrar a data, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu um encontro junto à população da cidade de São Paulo, na Praça do Patriarca, Centro da cidade. O evento tem como objetivo reforçar as ações nacionais e municipais contra o tabagismo e conscientizar a população sobre os danos ocasionados à saúde pelo uso do tabaco.

O encontro contou com a presença do secretário de Participação e Parceria e do presidente do Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (Comuda) e coordenador de Atenção às Drogas (CDR), que em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Instituto Paulista de Enfermagem, são responsáveis pela realização do evento.

Profissionais da saúde atenderam o público durante todo o evento, distribuindo materiais informativos, realizando testes de glicemia, pressão arterial e o exame monoxímetro que analisa o estado dos pulmões dos tabagistas, já que o câncer nos pulmões é uma das principais doenças que ocasionam mortes entre os fumantes. Segundo o Ministério da Saúde, calcula-se que 200 mil brasileiros morrem anualmente devido às doenças crônicas causadas pelo fumo.