Praça da República ganha unidade da Central de Informação Turística

Local conta com atendentes especializados e com domínio em inglês e espanhol para orientar os visitantes sobre atrações e serviços da cidade; é quarta unidade na região central

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e eventos da cidade, inaugurou a oitava Central de Informação Turística (CIT) paulistana, para atender melhor os quase 12 milhões de visitantes que desembarcam na capital paulista todo o ano. A nova unidade começou a funcionar nesta segunda-feira (22), está localizada na Praça da República e conta com atendentes especializados e com domínio em inglês e espanhol para orientar os visitantes sobre atrações e serviços da cidade.

A nova central, cujas instalações seguem padrão internacional - e que funcionará diariamente das 9h às 18h - conta ainda com outra novidade: suas paredes externas foram grafitadas. A arte foi feita pelos grafiteiros Binho Ribeiro, Minhau e Chivitz. Os trabalhos têm como pano de fundo pontos turísticos da capital paulista e personagens já famosos da arte urbana da metrópole.

As CITs são mundialmente utilizadas como fonte de informação pelos turistas e todas são identificadas por um símbolo conhecido internacionalmente e representado pela letra “i” com um círculo em volta. Nesses pontos, os turistas podem encontrar mapas, guias turísticos, folhetos com a programação cultural, materiais promocionais e também podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a cidade.

Outras CITs

A cidade de São Paulo conta com outras sete CITs da SPTuris, localizadas na Avenida Paulista (Parque Mário Covas, inaugurada em janeiro deste ano), na Av. São João (Galeria Olido), no Palácio das Convenções do Anhembi, no Terminal Rodoviário do Tietê, no Mercado Municipal e duas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Existem ainda as CITs móveis, montadas pela SPTuris em alguns dos principais eventos da cidade para atender a grande demanda de turistas.

De acordo com a levantamento da SPTuris de 2010, as Centrais atenderam quase 48 mil pessoas, sendo 63,6% estrangeiros, a maioria procedente da Argentina, Estados Unidos, Espanha, Colômbia e Alemanha. A maior demanda por informações sobre pontos turísticos refere-se ao Parque do Ibirapuera, Masp, Avenida Paulista, Mercado Municipal, Centro Histórico, Catedral da Sé, Museu da Língua Portuguesa, Rua 25 de março e Pinacoteca.