Parceria da Prefeitura permite a destinação correta de óleo de cozinha usado

Material é reutilizado na fabricação de Biodiesel, colaborando na preservação ambiental; confira o ponto de coleta no Centro

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Serviços, idealizou um projeto para o recolhimento e destinação final adequada ao óleo de cozinha usado.

No total são 20 cooperativas que participam do Programa de Coleta Seletiva, através de convênio com o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb),  recebendo o óleo de cozinha usado. Todo o volume de óleo que chega a essas centrais de triagem é armazenado em tambores adequados e revendido.Posteriormente o material é utilizado para a fabricação de Biodiesel, colaborando na preservação ambiental.

O projeto tem como foco dar ao óleo de cozinha a melhor destinação possível, já que após sua utilização, se for descartado de maneira incorreta causa danos irreparáveis à natureza. Segundo estudos, um litro de óleo descartado incorretamente chega a degradar mais de um milhão de litros de água, contaminando o lençol freático, além de impermeabilizar o solo, agravando problemas de enchentes e contribuindo negativamente com o efeito estufa.

A população pode colaborar com o programa, armazenando o óleo que já foi utilizado em garrafas Pet e levá-las até uma das cooperativas que participam do programa. Na região central, a opção é a Coopere-Centro, que fica na avenida do Estado, 300, no Bom Retiro. Os telefones de contato para mais informações são: 3326-4512 ou 3313-6350

Confira todos os endereços disponíveis na Cidade no site da Secretaria de Serviços.