Missa em homenagem a Abdias do Nascimento, falecido em maio

Abdias foi o primeiro deputado do país a se dedicar totalmente à defesa dos direitos dos afro-brasileiros

A Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), junto com a Pastoral Afro, realizam uma missa afro em memória de Abdias do Nascimento nesta sexta-feira, 3, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos a partir das 19 horas. Ativista do movimento negro, Abdias faleceu de insuficiência cardíaca em 23 de maio de 2011.

Natural de Franca, interior de São Paulo, Abdias do Nascimento foi o primeiro deputado federal do país a se dedicar à defesa dos direitos dos afro-brasileiros. Entre as conquistas do ativista está a fundação do Teatro Experimental do Negro, em 1994. Abdias também foi deputado, secretário estadual e senador pelo Rio de Janeiro, pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator.

Ao longo da vida, Abdias recebeu honrarias de vários países como Estados Unidos, México e Nigéria, além de condecorações na Unesco e ONU. No Brasil, recebeu a Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador, a honraria mais alta outorgada pelo governo brasileiro.

 



Serviço:

Missa Afro em homenagem a Abdias do Nascimento

Data: Sexta-feira, 3 de junho, às 19 horas
Local: Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Endereço: Largo Paissandú, Centro