Projeto musical será oferecido para crianças e adolescentes da região central

“ACorda Toda” vai ensinar 100 crianças, usuárias de oito Centros para Crianças e Adolescentes, a tocar viola, violoncelo, contrabaixo e violino

O Projeto de Educação Musical ACorda Toda vai oferecer cursos de musicalização e cordas friccionadas (viola, violoncelo, contrabaixo e violino) para 100 crianças e adolescentes assistidos pelos serviços socioassistenciais da Secretaria de Assistência Social. Também será oferecido pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – responsável pelas aulas - transporte gratuito para que os alunos possam assistir às aulas nas dependências do Instituto de Artes da Universidade, no campus Barra Funda.

As aulas semanais terão duas horas de duração, no contraturno escolar. Os estudantes fazem parte de oito Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), localizados no distrito de Barra Funda e região, que compõem a rede de Proteção Básica do Centro de Referência da Assistência Social – Cras Lapa. A seleção foi realizada mediante concertos didáticos, coordenados pelo professor Luiz Amato, diretor-geral do projeto ACorda Toda.

O projeto é de autoria da professora Liu Man Ying, diretora pedagógica do Instituto de Artes da Unesp. Originalmente concebido para o violino, está sendo adaptado para viola, violoncelo e contrabaixo, por professores de diversas universidades do País. Cada turno atende 50 crianças e adolescentes, divididos em três salas, onde recebem aulas de ritmo, canto coral e instrumento.

Professores, bolsistas e os resultados práticos das aulas estão sendo reunidos e discutidos em um grupo de pesquisa, que visa a aperfeiçoar essa metodologia aplicada, resultando em um material testado e aprovado. Esse método terá três volumes e será editado pela editora Unesp.