Prefeitura promove vacinação contra gripe influenza

Ação se estenderá até o dia 13 de maio e vai reduzir o número de vítimas fatais registradas; confira o endereço das unidades da região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha foca na luta contra a gripe do tipo “influenza” e se estenderá até o dia 13 de maio. A expectativa é que, nesse período, sejam vacinados dois milhões de pessoas. As unidades de saúde em toda a Cidade estão preparadas para atender a população durante todo o período da campanha. Na região central são 18 unidades que aplicam a vacina.

A ação acontece para reduzir o número de vítimas fatais, registradas principalmente durante o período de inverno. Desde segunda-feira (25), quando foi iniciada a campanha, até as 12h de quinta-feira (28), foram vacinadas 196.035 pessoas, equivalentes a 9,8% do universo de pessoas estimado. O objetivo principal da campanha é diminuir os casos de complicações de saúde e de óbitos causados pela doença em pessoas com idade acima de 60 anos, em profissionais da saúde, gestantes, população indígena e crianças de 6 a 23 meses de vida. Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia.

Como se previnir

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido de forma indireta, por meio das mãos, que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples, como a lavagem freqüente das mãos, o uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.

Nos demais dias da semana, a vacina contra a gripe estará disponível apenas nas unidades de saúde. Durante o período da campanha, o horário de vacinação será das 8h às 17h e a relação dos postos pode ser consultada no endereço eletrônico ou pelo telefone 156.


Confira a relação de UBS presentes na região da Subprefeitura Sé:

UBS Humaitá
Rua Humaitá, 518, Bela Vista

UBS Dr. Armando Darienzo
Rua Almirante Marques Leão, 684, Bela Vista

UBS Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642, Bela Vista

UBS Hipermercado Extra
Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2013, Bela Vista

Ambulatório Sírio Libanês
Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista

UBS Dr. Octávio A. Rodovalho
Rua Tenente Pena, 8, Bom Retiro

UBS Cambuci
Rua Lacerda Franco, 791, Cambuci

Hospital do Exército
Rua Ouvidor Portugal, 230, Cambuci

Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação

Ambulatório de Pediatria do Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60, Liberdade

PAM Várzea do Carmo
Rua Leopoldo Miguez, 327, Liberdade

FMU
Rua Taguá, 337

UBS República
Praça das Bandeiras, 15, República

SAE Campos Elíseos
Alameda Cleveland, 374, Santa Cecília

UBS Dr. Humberto Pascalli
Rua Vitorino Carmilo, 599, Santa Cecília

UBS Boracea
Rua Boracea, 270, Santa Cecília

CSE Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Santa Cecília

UBS Sé
Rua Frederico Alvarenga, 259, Sé