Em março, Subprefeitura Sé fiscaliza irregularidades e faz mutirões em Marginais

Ações realizadas no segundo mês do ano incluem, principalmente, manutenção de vias e áreas verdes e aumento na fiscalização de estabelecimentos

O mês de março ficou marcado pelas ações de fiscalização e os mutirões de serviços nas Marginais Tietê e Pinheiros, iniciativas que tiveram participação da Subprefeitura Sé. Mais de 10 estabelecimentos foram fechados, interditados ou emparedados. Além das atividades pontuais, os serviços de zeladoria não pararam, e cerca de 8 mil intervenções foram concretizadas na região.

A Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), por meio das supervisões Técnica de Manutenção, de Projetos e Obras, Áreas Verdes e Limpeza Pública, responsável pela zeladoria nos espaços da região central, executou a reforma de praças, conservação de vias e passeios, limpeza de ruas e bocas de lobo e conservação das áreas verdes.

Todos os serviços efetuados pela Subprefeitura contam com a colaboração da população, que pode solicitar as ações pelo site da Prefeitura, no link SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão, ou ainda pelo telefone 156.

Manutenção e coleta

A coleta de materiais inservíveis no Centro manteve a média, com aproximadamente 2.500 toneladas recolhidas. Mais de 70 é resultado da soma das três operações Cata-bagulho do mês, nos distritos da Cambuci, Liberdade e Bela Vista. Esses números não fazem parte da coleta de lixo residencial, e sim do Cata-bagulho, da varrição das ruas e da retirada de entulho. A região ainda ganhou mais 12 caminhões de coleta, que fazem parte da Operação Centro.

As calçadas também receberam cuidados. Foram substituídos 1.333 metros quadrados de calçadas danificadas e 619 metros de guias. A Subprefeitura Sé ainda limpou 6.102 bocas de lobo, por meio de serviços manuais e mecanizados.

No total, a equipe da Supervisão Técnica de Manutenção sanou 1.441 problemas de asfalto, utilizando 912 toneladas de massa asfáltica. Foram 971 metros cúbicos de asfalto novo na região, por meio de manutenção nas vias e recapeamento. A rua do Bosque, na Barra Funda, está recebendo o serviço de recape.

A zeladoria também aconteceu em todos os espaços ajardinados dos distritos. Foram podadas 105 árvores, 24 removidas e 285.330 metros quadrados de corte de grama. Além disso, foram plantadas 373 novas mudas de plantas ornamentais e arbóreas.

Mutirões nas Marginais

A Sé participou de dois mutirões no último mês, um deles no eixo Leste-Oeste, na Marginal Pinheiros, e outro na Marginal Tietê eixo Norte-Sul. As ações aconteceram por intermédio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e com apoio de mais sete subprefeituras.

Na Marginal Pinheiros, a Subprefeitura levou 12 veículos e cinco equipes, para realizar quatro funções diferentes. Estiveram presentes uma equipe de tapa buraco, uma de conservação de áreas verdes, uma de limpeza de boca de lobo e duas de varrição. Os resultados foram 23 buracos tapados, 1.900 metros quadrados de áreas verdes conservadas e 37 bocas de lobo limpas. As duas equipes de limpeza varreram 1.200 metros do trecho.

Já na Marginal Tietê, os serviços foram concentrados em tapa-buraco e limpeza e poda de árvores. As equipes da Subprefeitura Sé trabalharam dois dias e contribuíram com a conservação de 4 mil metros quadrados, dez podas e três espécies removidas. Além disso, foi utilizada tinta anti-pichação em 50 metros quadrados de muros, além de 1,5 km de guias pintadas e quase quatro toneladas de detritos recolhidos. O serviço de tapa-buraco sanou 29 imperfeições no asfalto. Nos dois dias, participaram da ação 20 equipes, com 95 funcionários e 23 caminhões à disposição.

Operação na 25 e emparedamentos

O Gabinete de Segurança Integrada realizou a maior ação de fiscalização de apreensão de produtos pirateados da história. A operação na região central fecha o Shopping 25 de Março e apreende 10 milhões de produtos irregulares. Foram vistoriados 922 boxes, incluindo os de alimentação e somente 64 comercializavam mercadorias totalmente regularizadas.

No início do mês, em outra operação de fiscalização de produtos na região central, dessa vez nas ruas Senador Queiroz, 25 de Março, Barão de Duprat, Carlos Nazaré e Boculismo, o Gabinete apreendeu mais de dois milhões de produtos contrabandeados.

O grupo, criado em 2007, é composto por representantes dos órgãos e entidades dos Poderes Executivos da União (Polícia Federal, Conselho Nacional de Combate a Pirataria-CNCP/Ministério da Justiça), Estado (Secretaria de Segurança Pública/Policia Civil-Deic, Policia Militar) e Município (Gabinete de Segurança de São Paulo, as Secretarias de Segurança Urbana/Guarda Civil Metropolitana, Controle Urbano/Contru, Subprefeituras, Secretaria Municipal dos Transportes, CET, Secretaria de Finanças – Tributos e Coordenação de Vigilância e Saúde/Covisa), que atuam e contribuem no planejamento de ações conjuntas de segurança na cidade de São Paulo.

Além das ações do Gabinete de Segurança Integrado, a equipe da Subprefeitura Sé também esteve em ação em março. Um estabelecimento na altura do nº392 da avenida Paulista foi fechado por apresentar diversas irregularidades, principalmente falta de documentação. Outro local da via, no nº488, apresentou irregularidades e chegou a ser lacrado, mas depois de acatar as ordens da administração pública e se regularizar, foi reaberto. Uma churrascaria, na Marginal Tietê, foi interditada por despejar detritos no rio de forma irregular.

A Subprefeitura Sé também realizou emparedamentos em março, por meio de sua Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU). Foram 12 estabelecimentos emparedados pelo equipamento. Todos os locais tiveram prazos para adequar as irregularidades apontadas anteriormente, mas não o fizeram e foram emparedados por desobediência à ordem de interdição.