CCSP presta homenagem musical à cultura árabe

''Poesia dos Quatro Cantos'' reúne poemas de autores do norte da África e Levante; evento homenageará os povos árabes que recentemente derrubaram ditaduras

A curadoria de literatura e poesia do Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove neste mês o evento Poesia dos Quatro Cantos, atividade mensal dedicada à divulgação da poesia internacional. Em conjunto com o Instituto da Cultura Árabe, o CCSP realiza homenagem à cultura árabe apresentando gratuitamente amanhã um diwan - recital poético-musical típico árabe – com poemas de autores do norte da África e Levante.

O evento servirá para homenagear os povos árabes que recentemente derrubaram ditaduras no Egito e Tunísia. No âmbito dessa programação, o CCSP apresenta encontros semanais com poetas, escritores, professores, críticos, artistas e interessados em participar dos eventos. A iniciativa é do curador de literatura e poesia do CCSP, Cláudio Daniel.

O diwan contará com poemas de Amina Said (Tunísia), Youssef Rzouga (Tunísia), Amal Dunqul (Egito), Rejeb ben Sahli (tradição beduína), Mahmoud Darwish (Palestina), Nazik al Malaika (Iraque), Joumana Haddad (Líbano) e Michel Sleiman (Brasil). A leitura de poesia será intercalada por músicas e danças tradicionais como baladi (dança oriental egípcia), saaidi (dança do bastão), solo de percussão oriental e dabke.

Participam do evento os músicos Jihad Smaili, Maurício Mouzayek, Ely Mouzayek, William Bordokan, Bruno Mansini, a bailarina Fadua Chuffi, o dançarino Kamis Araman, Leandra Yunis e o poeta Michel Sleiman.

Diwan

O diwan é um projeto do ICArabe que reúne poesia, música e dança árabe, com o objetivo de recuperar uma tradição poética e performática, criada e cultivada pelos árabes desde tempos anteriores ao islã, quando tinha a função vital de preservar a língua, guardar saberes e tradições, transmitir a história e fortalecer a identidade coletiva das tribos e clãs.

 



Serviço:

Poesia dos Quatro Cantos: Diwan - recital poético-musical árabe típico

Data: Quinta-feira, 7 de abril, das 20h30 às 22h
Local: Praça das Bibliotecas (Centro Cultural São Paulo)
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso