Prefeitura lança programa de empregos para pessoas com deficiência

Edição 2011 do programa, em parceria com a Febraban, qualifica pessoas para o setor bancário

A Prefeitura de São Paulo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promoveram, na manhã de ontem (4), o início da edição 2011 do Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário. A solenidade de abertura do projeto aconteceu na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMPED), no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a Prefeitura participou de toda a concepção do projeto, apresentando os parceiros e assessorando na formatação do curso e da grade curricular. Além disso, apontou as adequações e ferramentas para tornar o conteúdo o mais acessível possível para as pessoas com diferentes tipos de deficiência. Nesta segunda edição, a SMPED também sugeriu ampliar o público-alvo e, com isso, abriu 31 vagas exclusivamente para pessoas com deficiência intelectual.

O projeto é voltado a maiores de 18 anos com ensino médio completo e conta, desde a sua concepção, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). Na primeira edição, realizada entre 2009 e 2010, 469 participantes receberam certificação do MEC e assumiram cargos nas instituições financeiras.

O curso tem 480 horas de duração e aulas sobre língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários, negociação e vendas. Ao seu final, os alunos passam a trabalhar em agências dos 11 bancos que integram o programa: Banif, Bicbanco, Bradesco, Citibank, Cruzeiro do Sul, Carrefour Soluções Financeiras, HSBC, Itaú-Unibanco, Safra, Santander e Votorantim.

Programa Inclusão Eficiente

A iniciativa é fruto da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, que firmou parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para a inclusão social da população das pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Graças ao Programa Inclusão Eficiente, mais de cinco mil pessoas com deficiência conseguiram ingressar no mercado.

A Semdet dispõe de serviço especializado para os trabalhadores com deficiência e populações em vulnerabilidade social. A equipe técnica do programa, além de oferecer para os candidatos atendimento e encaminhamento para emprego e qualificação, também subsidia projetos e ações específicas de emprego para essas pessoas.