Reunião com o Cônsul chinês trata da operação de combate à pirataria na 25 de Março

Secretário Municipal de Segurança Urbana conversou com Rungmao sobre a ação megaoperação na região central, na última semana

O Secretário Municipal de Segurança Urbana participou de reunião com lideranças da comunidade chinesa, a convite do cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, na sede do Consulado. Foram tratados aspectos da operação do Shopping 25 de Março, das irregularidades constatadas, dos inquéritos abertos pelas polícias, e também quanto à interdição determinada pela Secretaria Municipal de Controle Urbano (CONTRU).

Na ocasião, o Secretário explicou como foi a ação no Shopping 25 de Março, que possui mais de 900 lojas, e acabou fechado pelas autoridades. A ação faz parte de um conjunto de ações do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança juntamente com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, envolvendo representantes do poder público das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

O cônsul e os comerciantes presentes, representantes da China, disseram que quem pratica ilicitudes merece punição, mas que os que trabalham dentro da lei não podem pagar pelos erros dos outros. O Secretário esclareceu que os procedimentos preservaram os lojistas, que tiveram oportunidade de apresentar documentação. Lembrou ainda que alguns estão com a situação em ordem, porém instalados em estabelecimentos com graves irregularidades.

Ao final, o cônsul Rongmao agradeceu as explicações do Secretário e propôs a formação de uma comissão mista, integrada por representantes dos lojistas e agentes públicos, para a identificação das irregularidades e o que fazer para saná-las, permitindo o retorno ao trabalho dos comerciantes regulares e em dias com suas obrigações.