Novo balanço da operação na 25 de Março mostra 7 milhões de apreensões

40% das lojas do Shopping 25 já foram vistoriadas e algumas tinham até locais para esconder os itens irregulares

A operação de combate à pirataria, contrabando e sonegação fiscal na região da rua 25 de Março, iniciada na última quinta-feira (17), continua. A previsão é que e a fiscalização e as apreensões levem pelo menos mais cinco dias. Até o momento, foram apreendidos mais de sete milhões de produtos ilegais, entre relógios, óculos, bolsas, roupas, tênis, equipamentos eletrônicos.

O objetivo desta ação é a apreensão de pessoas e produtos envolvidos com contrabando/pirataria, sonegação fiscal e outros delitos penais e administrativos, inclusive formação de bando e quadrilha. Também será averiguada a documentação pessoal e fiscal dos comerciantes.

Já foram vistoriadas 40 % das lojas, e a estimativa é que pode chegar a mais de 15 milhões de produtos apreendidos até o final da operação. Durante a operação, foram encontrados fundos falsos (teto, parede ou móvel) em pelo menos 50 % das lojas vistoriadas, neles haviam mercadorias estocadas.

Em um dos estabelecimentos havia ainda uma tartaruga, que foi levada pela Guarda Ambiental ao Viveiro do Parque Ibirapuera. Nestes cinco dias, foram usados 30 caminhões para encaminhar os produtos apreendidos pelos agentes da Policia Civil, com apoio da Guarda Civil Metropolitana e agentes da Subprefeitura Sé, para os depósitos da Polícia, da prefeitura e da Receita Federal.

Gabinete de Segurança

Estão na operação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, mais de 400 agentes de órgãos municipais, estaduais e federais: União: Polícia Federal, Receita Federal, Conselho Nacional de Combate a Pirataria do Ministério da Justiça; Governo do Estado: Polícia Civil (DEIC), Polícia Militar, Secretaria da Fazenda e Receita Federal, Corpo de Bombeiro; Município: Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Secretarias Municipais de Segurança Urbana (SMSU), com a Guarda Civil Metropolitana, Controle Urbano (CONTRU), Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, Finanças, por meio do departamento de tributo, Transportes, com a CET e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com a Subprefeitura Sé.