Operação apreende mais de dois milhões de produtos contrabandeados na região central

Ação integrada passou por ruas de comércio movimentado e, além de apreender, fechou estabelecimentos e prendeu duas pessoas

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança promoveu mais uma operação na última terça-feira (1º) para combater a venda de produtos ilegais em 13 estabelecimentos localizados na região central da cidade de São Paulo. Participam das operações a Polícia Federal, com cerca de 45 agentes, a Secretaria de Segurança Urbana e Guarda Civil Metropolitana, com 80 guardas e 20 viaturas, a Secretaria de Finanças/Receita Municipal, a Secretaria Municipal de Controle Urbano/CONTRU, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Secretaria de Subprefeituras, a Policia Civil-DEIC e o CNCP/MJ.

A população pode colaborar para o combate a pirataria e ao contrabando através do telefone 153/Guarda Civil Metropolitana ou 181/Disque Denúncia ou 190 da Policia Militar.

Resultados da ação

As ações ocorreram nas ruas Senador Queiroz, 25 de Março, Barão de Duprat, Carlos Nazaré e Boculismo. Foram apreendidos todos os produtos de quatro estabelecimentos e outro com apreensões parciais que poderão ultrapassar a 1 milhão de itens de produtos contrabandeados ou pirateados/falsificados, resultando em mais de 40 toneladas de produtos.

Seis caminhões foram carregados, com apoio das Subprefeituras Sé, Mooca e Vila Mariana. O contrabando foi encaminhado os depósitos da Receita Federal e os produtos piratas/falsificados para o DEIC. O maior volume de apreensões é de óculos, bolsa, bonés, carteiras e guarda-chuvas. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante, uma pela Policia Federal pela produção produtos pirateados/falsificados e outra pelo DEIC por comercio destes produtos.

Oito estabelecimentos foram interditados e lacrados pela Secretaria Municipal de Controle Urbano (Contru), pelo motivo de irregularidade na segurança e manutenção dos imóveis. A Receita Municipal notificou três estabelecimentos a apresentarem documentação incompleta que poderá resultar em multas adicionais. Os trabalhos de ambos continuam nesta quarta feira.

Gabinete de Segurança

O Gabinete de Segurança, instituído em 2007 pela prefeitura de São Paulo, é o colegiado de caráter deliberativo, composto por representantes dos órgãos e entidades dos Poderes Executivos da União, Estado e Município, que atuam e contribuem no planejamento de ações conjuntas de segurança na cidade de São Paulo. Neste âmbito, a Prefeitura de São Paulo assinou convênio com o Ministério da Justiça para ações integradas com vistas a tornar São Paulo uma cidade ”livre de pirataria”. Outro convênio com o Governo do Estado de São Paulo viabilizou a Operação Delegada com a Polícia Militar, que também contribui para o combate do comércio de ambulantes irregulares, inclusive pirataria.

Em dezembro e janeiro ultimo em Operação similar na região da avenida Paulista fechou três Shoppins Center e apreendeu produtos e outros dois que somaram mais de seis milhões de itens.