Secretaria promove campanha contra a exploração sexual

Evento aconteceu hoje pela manhã (2), na Praça do Patriarca; bloco desfilou pelas ruas do centro, pedindo o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lançou hoje (2), a Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual no Carnaval 2011. A cerimônia de lançamento contou com a participação da vice-prefeita e secretaria Municipal de Assistência Social, do maestro João Carlos Martins, além da bateria mirim da escola de Samba Vai-Vai.

O conceito da campanha Há coisas que não dá para fingir que não se vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você convoca a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra esse grupo, que aumenta em períodos festivos.

A campanha tem caráter nacional e estará presente em blocos de carnaval e nos aeroportos de 17 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Eficiência da campanha

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, nos últimos cinco anos, o aumento no número de denúncias registrado nos períodos do carnaval comprova a eficácia da campanha.

O órgão informa que, em 2006, o serviço Disque Direitos Humanos, serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, registrava denúncias de 882 municípios. Em 2010, foram registradas ligações oriundas de 4.886 cidades brasileiras. Entre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque já realizou um total de 2.556.775 atendimentos e encaminhou 145.066 denúncias de todo o País, atendendo 89% dos municípios brasileiros.