Operação Delegada traz segurança e mostra resultados nas ruas do Centro

Mais de 2.500 policiais trabalham na ação; confira números que mostram as melhorias para a região central

A operação conjunta de Prefeitura, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM), tem obtido resultados positivos na cidade. O trabalho ligado na intensificação da fiscalização do comércio ilegal facilita e aumenta o saldo das ações. Atualmente, a chamada Operação Delegada está em 14 subprefeituras, mas vai chegar às 15 restantes até o final de 2011.

Os trabalhos da Operação Delegada serão intensificados neste ano. No início de 2010, a medida contava com 1.400 policiais militares. Hoje, 2.512 policiais militares estão trabalhando para a Operação Delegada, sendo que os dois maiores contingentes estão na Subprefeitura Sé, com 700 homens, e da Mooca, com 400. A projeção é que 4.500 policiais estejam envolvidos na Operação até dezembro.

As 14 subprefeituras que já recebem a Operação são a Sé, Mooca, Santo Amaro, Vila Mariana, Santana, Pinheiros, Lapa, Casa Verde, São Mateus, São Miguel, Itaim Paulista, Jabaquara, Vila Prudente e Ipiranga. Nos últimos cinco anos, 200 milhões de itens foram destruídos.

Menos ilegalidade no Centro

Os profissionais presentes na região central patrulham os principais pólos comerciais do Centro de São Paulo. Na Sé, os grupos trabalham prioritariamente nas ruas 25 de Março, Florêncio de Abreu, José Paulino, Santa Ifigênia, Centro Velho e a avenida Paulista e imediações.

Números mostram que a presença da Operação Delegada praticamente zera o índice de criminalidade. Desde que a Polícia Militar passou a agir na área da rua 25 de Março, em 2 de dezembro de 2009, os roubos diminuíram 93%. Na região da Santa Ifigênia, o comércio ilegal reduziu em 88%.