Projeto Circuito das Compras vai ligar o comércio na região central da Capital

O projeto foi apresentado no Pátio do Pari, na Feirinha da Madrugada, e contempla os comércios do Brás, Sé, Santa Ifigênia e Bom Retiro

O prefeito de São Paulo lançou, na manhã desta quinta-feira (3), o projeto Circuito das Compras, que prevê a interligação dos quatro maiores centros comerciais da região central da Capital: Brás, Sé, Santa Ifigênia e Bom Retiro. Além disso, o plano prevê a instalação de infra-estrutura, rede hoteleira e escritórios equipados para atender comerciantes e visitantes dessas regiões.

O Projeto Circuito das Compras prevê a instalação, em cada um dos quatro centros de compras, de infra-estrutura para lojistas e freqüentadores, tais como: estacionamento para ônibus fretados, vans e automóveis; centro de apoio aos consumidores, motoristas e guias; e ônibus para transporte de visitantes e bagagens. Em todas as regiões haverá desenvolvimento econômico, melhoria das condições ambientais, requalificação e padronização de vias e promoção de maior adensamento residencial na região central.

Uma das propostas estruturais é a construção do Centro de Compras do Pari, com três pisos para a instalação do comércio que contará com 15.133 m² de boxes e 37.343 m² de lojas. No estacionamento, mais de 2.000 vagas para carros e ônibus. Para o espaço de hortifruti, serão destinados 6.586 m². Também haverá um hotel de 15 andares, duas torres comerciais para escritórios e sete torres residenciais. No local, ainda serão instalados serviços públicos como Poupatempo, Correios, bases da Polícia Militar e unidades do Sebrae e do São Paulo Confia.

As iniciativas foram tomadas porque, desde novembro de 2010, a Prefeitura de São Paulo - por meio da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - recebeu do Governo Federal a guarda provisória da Feirinha da Madrugada do Brás. O controle da Administração Municipal tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos lojistas e dos compradores, que contarão com novos sistemas de segurança, circulação e instalações.