Prefeito vistoria Projeto Florir na Praça Olavo Bilac

Ao todo, 203 praças e áreas verdes da cidade já estão com projetos paisagísticos; confira os locais no Centro

O distrito de Santa Cecília recebeu a visita do prefeito na última sexta-feira (4). O chefe do poder executivo paulistano foi acompanhar de perto o trabalho do Projeto Florir, que está sendo desenvolvido na Praça Olavo Bilac. A iniciativa faz parte de um programa amplo da Prefeitura de reformar e preservar as praças da cidade e torná-las mais coloridas. A vistoria foi acompanhada pelos secretários de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e pelo subprefeito da Sé.

O Projeto Florir tem como objetivo revitalizar praças e áreas verdes de São Paulo, deixando assim a cidade mais colorida e bem cuidada. Além de plantas ornamentais, a Prefeitura realiza reparos na calçada do local e substitui o piso de concreto por piso intertravado, o que aumenta a permeabilidade e facilita o escoamento da água. Em alguns locais, há também a instalação de parquinhos e equipamentos de ginástica para a terceira idade. O projeto já chegou em 12 subprefeituras e 203 áreas verdes já estão com projetos paisagísticos do projeto em andamento.

As subprefeituras que já estão participando do projeto são: Penha (20 praças), Santo Amaro (12 praças), Butantã (17 praças), Vila Maria/Vila Guilherme (19 praças), Sé (29 áreas verdes), São Mateus (13 praças), Pinheiros (50 praças), Itaim Paulista (17 praças), Perus (11 praças), Vila Mariana (9 praças), Jabaquara (5 praças) e Mooca (1 praça).

Praças do Centro

A praça Olavo Bilac faz parte do grupo de outras 29 áreas verdes que estão sendo revitalizadas pela Subprefeitura Sé. Com 1.449 m² de área, além de mudas de flores, a praça recebeu novos canteiros gramados e realizou a recuperação das calçadas. Foram plantadas ainda 12 novas árvores da espécie Ipê e mudas de flores como azaléia, lírio, "Maria-sem-vergonha" e vedélia.

As outras áreas que recebem serviços semelhantes na região são as praças Paulo Gianotti, Cel. Vicente S. Presas, Rotary, Renato Martins Pintom, Nina Rodrigues, General Polidoro, Pedro Lessa, Alfredo Paulino, Clóvis Bevilacqua, Dom Orione, Hélio Ansaldo, José Vicente Nóbrega, Olga Bugarelli D’Aurea, Antônio Caruso, Pérola Byington, Júlio de Mesquita, Emilio Miguel Abella, Padre Luis Alves Siqueira, Ouvidor Pacheco e Silva; os Largos do Cambuci, Paissandu, do Arouche, Santa Cecília e 7 de Setembro, além das áreas verdes das ruas Wandenkolk, Rocha e Jaguaribe.