Diversidade e herança cultural dos imigrantes é tema de encontros

Marcando a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, serão promovidas mesas-redondas seguidas por apresentações musicais temáticas de cada país

Para marcar a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do País, será realizado um evento que ressalta a importância de seu vasto acervo e sua acessibilidade à população da cidade em geral, em toda a sua diversidade cultural. Foi assim que nasceu o ciclo São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas. Nos encontros semanais, o evento vai aproximar o público dessa temática, mostrando a forma como os imigrantes e seus descendentes encontraram de relacionar sua herança com as influências transculturais da cidade.

Formado por uma mesa-redonda, na qual especialistas debatem suas experiências de integração cultural em São Paulo, cada encontro enfoca um grupo diferente de imigrantes. Em seguida, há uma apresentação musical com obras compostas pelos povos abordados. Como curadora da parte musical foi convidada Anna Maria Kieffer, cantora e pesquisadora.

O ciclo começou em janeiro e tratou da comunidade árabe. Este mês, é a vez dos italianos, dos russos, dos japoneses e dos alemães. Em março, serão enfocadas as comunidades húngara, andina e judaica; em abril, a espanhola, a polonesa, a portuguesa e a coreana. Os povos africanos encerram a programação em maio.

 




Serviço:

São Paulo: seus povos e suas músicas

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro
Confira a programação aqui