Região central terá mais dez Bases Comunitárias Móveis

Bases aproximam Polícia Militar da população e colaboram com a redução da criminalidade nos locais onde são instaladas

O governador do Estado, acompanhado do secretário da Segurança Pública e do comandante geral da PM, entregou para a Polícia Militar, no início da tarde desta sexta-feira (15), 10 Bases Comunitárias Móveis (BCMs), que irão reforçar o policiamento comunitário na região central. A entrega foi feita no Vão Livre do Masp, na avenida Paulista.

Cada um dos dez furgões Peugeot Boxer – equipados com aparelhos de radiocomunicação e giroflex – custou R$ 93,8 mil ao Governo do Estado, totalizando investimento de quase R$ 1 milhão. Três policiais militares ficarão em cada BCM, e enquanto um fica na Base, outros dois fazem o policiamento no entorno.

Policiamento comunitário

As bases colaboram com a redução da criminalidade nos locais onde ficam instaladas. Ao servir de ponto de referência na região, a comunidade se sente mais segura e próxima da Polícia Militar.

A instalação das bases é feita com base no Sistema de Informações Criminais (Infocrim), que mapeia a criminalidade. Sabendo onde, quando e qual é o tipo de crime praticado, a PM elabora estratégias de policiamento e decide pela instalação das BCMs. Todas as bases entregues hoje ficarão sob responsabilidade do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 (CPA/M-1), que cuida do policiamento na área central da Capital.