Projeto Piano na Praça terá três apresentações gratuitas em outubro

Os shows acontecem nos dias 2, 16 e 30 de outubro, na praça Dom José Gaspar

O projeto Piano na Praça convida para o mês de outubro os músicos Fernando Moura, Edmundo Villani e Luiz Caldas para apresentações dias 2, 16 e 30, respectivamente, sempre às 15h. Desde edição 2006 da Virada Cultural, a praça Dom José Gaspar se tornou palco para os recitais de piano ao ar livre, quinzenalmente, com convidados diferentes a cada edição.

Fernando Moura abre a programação, dia 2, com repertório do seu último CD TudoPiano. Neste trabalho, os sons foram exclusivamente criados a partir do piano acústico, tocados de maneira convencional ou percutidos no corpo e cordas do instrumento, pelas mãos do músico ou por especialistas como Marcos Suzano e Carlos Negreiros.

Especialista em trilhas sonoras, uma das canções do álbum está no filme Maré, nossa história de amor, pelo qual ganhou o Prêmio Música no 30º Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba. Antes, às 15h, o santista David Costa abre o show com canções que vão de Luiz Gonzaga a Chopin, além das autorais como Trem elétrico e Madri.

Dia 16, quem sobe ao palco é Edmundo Villani. O compositor, que completa 80 anos em novembro, tem mais de 250 canções escritas para várias formações, de orquestras sinfônicas ao piano, passando por música de câmara, coro e voz. Marcelo Ghelfi abre a apresentação.

No último sábado do mês, dia 30, o baiano Luiz Caldas fecha a programação com repertório que combina, de forma inusitada, diversos gêneros. Entre os temas escolhidos estão Concerto para piano, É tão bom e Tenho medo, de sua autoria; One day your life, de Michael Jackson; e O lago dos cisnes, de Tchaikovsky. A abertura, às 15h, fica por conta de Rafael Alterio. No show, canções como Manhã de maio, Bolero bom e Ironia.

Serviço: Piano na Praça. Praça Dom José Gaspar, Centro (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). Dia 2/10. David Costa, 15h. Fernando Moura, 16h. Dia 16/10. Marcelo Ghelfi, 15h. Edmundo Villani, 16h. Dia 30/10. Rafael Alterio, 15h. Luiz Caldas, 16h. Grátis
 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura