Prefeitura abre 2.730 vagas em cursos de qualificação para jovens

Inscrições destinam 555 vagas para região central, são gratuitas e vão até dia 14 de outubro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, abre 2.730 vagas para cursos gratuitos de capacitação na próxima segunda-feira, dia 27. A qualificação faz parte do projeto Jovens Paulistanos e será distribuída em 11 diferentes áreas. Serão 555 vagas destinadas para a região central da cidade, e as inscrições irão até o dia 14 de outubro em todos os CATs – Centros de Apoio ao Trabalho.

No total, existem 300 vagas para auxiliares de almoxarifado, 140 para cabeleireiros, 285 de departamento pessoal, 255 de crédito e cobrança, 285 de recrutamento e seleção, 180 para garçons, 200 para informática no mercado de trabalho, 140 para manicures e pedicures, 300 para operadores de caixa, 330 para organizadores de eventos e 315 para recreadores.

Para os cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, e garçom, é necessário apenas o ensino fundamental. Para as demais vagas, é preciso estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. A carga horária é de 80h, com previsão de início para o dia 18 de outubro e aulas de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, da tarde ou da noite.

O Programa Jovens Paulistanos, que já formou 9.209 pessoas, oferece qualificação e preparação para o mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e para se cadastrar em um dos cursos, é preciso ter idade entre 16 e 20 anos, residir no município de São Paulo, além de apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e de escolaridade, sendo que não há processo seletivo. Os alunos contam com material didático, lanche, auxílio-transporte e um kit escolar, contendo pasta ou bolsa, caneta, lápis, borracha e caderno.