Favelas do Glicério e do Moinho estão em livro sobre projetos de urbanização, lançado hoje

Publicação conta com propostas para 12 favelas de São Paulo; parceria entre SEHAB e Columbia University

A Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e a Columbia University lançam nesta segunda-feira (20), às 19h, o livro “São Paulo – Projetos de Urbanização de Favelas”, no Museu da Língua Portuguesa. O objetivo da publicação é repensar a habitação no espaço urbano denso, chocando com a grandeza das novas tecnologias da arquitetura, na perspectiva de soluções inovadoras para esse problema.

O livro reúne projetos arquitetônicos desenvolvidos para grandes aglomerações precárias de São Paulo, realizados pelos estudantes de um grupo de estudos do curso Arquitetura, Planejamento e Preservação, da Columbia University, de Nova York, que tem o nome de Laboratório Modelo para a Vida Urbana Sustentável (S.L.U.M. Lab). Com textos em português e inglês, o livro é organizado em 12 capítulos que documentam 12 áreas que foram objeto de estudos dos arquitetos do Slum Lab, além disso, traz estratégias de urbanismo e põe em discussão novas ideias.

As 12 áreas abordadas pela publicação do Slum Lab são Paraisópolis, Pirajussara, Boulevard da Paz, Cocaia/Nova Grajaú e Vargem Grande, na zona sul; Heliópolis, na zona sudeste; São Francisco, na zona leste; Córrego da Mina, Eucaliptos e São Domingos, na zona norte; e Moinho e Glicério, na região central da cidade.

Antes do lançamento do livro será realizado o debate “Dialogando sobre a diversidade urbana e social”, com participação dos arquitetos Renato Meirelles, Ruben Otero, Alfredo Brillembourg e Maria Teresa Diniz, coordenadora do Programa Nova Paraisópolis, que fará a mediação.

 


Serviço:

Lançamento do livro “São Paulo – Projetos de Urbanização de Favelas” e debate “Dialogando sobre a diversidade urbana e social”

Data: Segunda-feira (20), às 19h.
Local: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/n° - Estação da Luz - SP
Para mais informações, ligue para (11) 3326-0775 ou acesse o site oficial do museu, no endereço: www.museudalinguaportuguesa.org.br