Subprefeitura Sé e Secretaria de Saúde combatem ratos na região central

Mercado Municipal e Baixada do Glicério terão controle de roedores durante o mês de abril

A região central vai passar por um processo de desratização. A ação começa nos dias 17 e 18 de abril, quando o entorno do Mercado Municipal recebe controle químico contra os roedores. Esta iniciativa faz parte de um trabalho em conjunto entre a Subprefeitura Sé e a Secretaria Municipal de Saúde, que realizaram um estudo na região e detectaram que as áreas mais afetadas pelos ratos são a região do Mercado Municipal e a Baixada do Glicério.

Com este mapeamento, será realizada Operação Rato Fora, um programa da Secretaria de Saúde que tem como meta reduzir a população de ratos, com ações de controle voltadas para as áreas de maior risco.

Além da desratização, a Subprefeitura fará a limpeza das galerias de águas pluviais e irá retirar o entulho do local. As equipes técnicas também realizarão um trabalho de educação com os catadores destas regiões sobre os riscos e as transmissões de doenças pelos ratos. com a proposta de estimular a população a adotar práticas que dificultem a instalação e proliferação de roedores, como redução de oferta de: alimento, água e abrigo.

A operação será realizada na região do Glicério de 24 a 26 de abril.

RATOS
A cidade de São Paulo, nos últimos 5 anos, tem registrado um número crescente de reclamações dos munícipes sobre a presença de roedores, realizado através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que aumentou cerca de 600%, de 2000 a 2004. Nesse mesmo período, apresentou centenas de casos e dezenas de óbitos por leptospirose, de 2000 a março de 2006, ocorreram 1611 casos e 260 óbitos.