Professores da rede municipal conhecem Museu da Língua Portuguesa

Visita monitorada dos educadores faz parte do projeto Centro pode ser uma sala de aula

Até sexta-feira (7), professores da rede municipal fazem curso de capacitação no Museu da Língua Portuguesa. A idéia é que estes educadores conheçam com mais propriedade o museu e sejam estimulados a levar estudantes ao local, dentro do projeto O Centro pode ser uma sala de aula, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Subprefeitura Sé. Até o final da semana, cerca de 300 professores devem fazer a visita monitorada.

Centro pode ser uma sala de aula
Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, fazendo com o que a cidade de São Paulo se transforme numa grande escola ao ar livre, o Centro pode ser uma sala de aula, que integra o programa São Paulo é uma Escola, amplia a carga horária escolar com atividades extra-classe e pós aula, que incluem ópera, concerto de música, visita a bibliotecas, parques, exposições, cinema e roteiros históricos.

O projeto começou no ano passado levando 10 mil alunos da região central para conhecer os equipamentos culturais que ficavam próximos às escolas, fazendo com que estes jovens ultrapassassem as fronteiras de suas escolas no processo de aprendizagem. Além disso, 40 professores da rede municipal receberam certificados de capacitação de Educador Comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado.

Com o sucesso da iniciativa, o Centro pode ser uma sala de aula passou a ser uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo. Em 2006, o projeto tem novos roteiros realizados nas trilhas Histórica, da Cidadania, Cultural, do Meio Ambiente e da Alimentação Saudável.

Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa é um ponto de encontro do visitante com a língua, a literatura e a história, exibidas por meio de recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. Instalado no prédio acima da plataforma de trens da Estação da Luz, no centro, o museu conta com um vasto conteúdo sobre a história da Língua Portuguesa, os idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que a linguagem assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros temas. Tudo isso em diversas mídias para garantir interatividade ao visitante.


Serviço
Visita de professores ao Museu da Língua Portuguesa
Data: até o dia 7 de abril
Endereço: Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº