Subprefeitura Sé e Instituto Se Toque inauguram Sala de Leitura para 400 idosos no Cambuci

A partir desta terça-feira, Pólo Cultural da Terceira Idade ganha espaço para leitura com mais de mil livros, jornais e revistas; espaço é aberto e gratuito a todos os idosos que tiverem interesse em utiliza-lo.

Nesta terça-feira (14), às 15 horas, a primeira-dama da cidade de São Paulo, Monica Serra, e o secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, inauguram a Sala de Leitura do Pólo Cultural da Terceira Idade, do Centro Cultural da Família do Cambuci. Por meio de uma parceria da Subprefeitura Sé com a ONG Se Toque, presidida por Rose Benedetti, que também estará presente, a Sala de Leitura passa a oferecer aos cerca de 400 associados do Pólo um local equipado com mais de mil livros, assinatura de jornais e revistas e um agradável ambiente para leitura, com confortáveis sofás, luminárias. No evento, haverá recital e apresentação do Coral do Pólo.

"Foi essencialmente com ajuda dos parceiros que pudemos montar esta Sala de Leitura para a comunidade", afirma Andrea Matarazzo. Monica Serra, idealizadora do Instituto Se Toque, está envolvida desde o ano passado com a revitalização, reformas de estrutura e atividades do complexo que ocupa uma área de quase um quarteirão ao lado do Pólo. Foi a partir das conversas com um assíduo freqüentador do Pólo que ela descobriu que o local precisava de uma sala de leitura e jornais “que não fossem do dia anterior”. A partir de novembro de 2005, ela deu início à mobilização para criar as parcerias, com resultados expressivos: mais de mil livros foram doados pelo Secretário Estadual de Cultura, João Batista de Andrade, através do projeto "São Paulo, um Estado de leitor" (romances, poesias, clássicos, best-sellers etc), além de estantes de metal e de madeira, revisteiros, um computador, sofás e luminárias. A Gráfica Municipal doou as divisórias instaladas no local. "Até 20 óculos de grau foram doados, para aqueles com dificuldades visuais", lembra Monica Serra, sobre a colaboração de Sérgio Morisson, da Ótica Rangel. A parceira Leda Kahtalian Sparta doou luminárias e racks para a Sala de Leitura.
Desde o início de 2005, a Subprefeitura Sé vem realizando obras de melhoria no Pólo, como a reforma de todo o telhado, pintura, colocação de grades nas janelas, troca das cadeiras, melhoria das condições do prédio e da programação em geral.

Instituto Se Toque - O Se Toque Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não-governamental fundada em 14 de outubro de 2005 com o objetivo de apoiar, elaborar e desenvolver projetos de inclusão social - sustentação ambiental e sócio-cultural - com foco na família. O Instituto trabalha em quatro eixos temáticos principais: Se Toque Saúde, Se Toque Educação, Se Toque Ecologia e Se Toque Cidadania. O Instituto foi idealizado por Monica Serra e Rose Benedetti, esta última, fundadora-presidente da ONG. A organização reúne também diversos apoiadores entre o empresariado e outras personalidades de expressiva atuação social na cidade de São Paulo.

Pólo Cultural do Idoso - Único pólo da terceira idade na Cidade de São Paulo, a unidade do Cambuci tem mais de cinco anos de vida e cerca de 400 usuários. Ali são realizadas diversas atividades, todas gratuitas e a maioria com a participação de voluntários, nas áreas de saúde, bem-estar, educação e recreação. Os eventos vão de instruções de prevenção e de promoção de saúde, palestras sobre diabetes e hipertensão, atividades de relaxamento, alongamento, respiração, alfabetização para terceira idade, música etc.

A Sala de Leitura irá funcionar nos mesmos horários do Pólo Cultural da Terceira Idade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Interessados em associar-se ao Pólo podem fazê-lo gratuitamente, devendo ter 50 anos de idade ou mais e apresentar sua Carteira de Identidade original no local (endereço abaixo).

Serviço
Evento: Inauguração da Sala de Leitura do Pólo Cultural da Terceira Idade do Cambuci, com presenças da Primeira-dama da Cidade, Monica Serra, do secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo e da presidente do Instituto Se Toque, Rose Benedetti
Data: Terça-feira, 14/março/2006
Hora: 15 horas
Local: Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci. Telefone: 3208-2204