Subprefeitura Sé realiza operação no Glicério

Além de fiscalizar estabelecimentos comerciais, Subprefeitura Sé retirou 144 toneladas de lixo instalado nos baixos do viaduto do Glicério

A Subprefeitura  Sé realizou, nesta quinta e sexta-feiras (16 e 17), operação de fiscalização na região do Glicério. A operação limpou as ruas, fiscalizou imóveis, ferros-velhos e estabelecimentos comerciais quanto à segurança e a regularidade de suas atividades. Ontem e hoje, cerca de 144 toneladas de lixo foram retiradas dos baixos do viaduto do Glicério. Três estabelecimentos comerciais foram interditados, todos por falta de licença de funcionamento e dois foram encaminhados ao Primeiro Distrito Policial por desrespeito a uma interdição anterior. Um muro na rua Teixeira Leite, sob o viaduto do Glicério, que estava todo pichado foi pintado pela Subprefeitura.

Também foi desativada uma grande área nos baixos do Viaduto na ligação Leste-Oeste, a rua Teixeira Leite, que era usada como depósito de diversos tipos de material, muitos sacos de lixo e outros inflamáveis. Este local, murado e cercado, possuía dez bancas, sem água e energia elétrica, e era explorado por intermediários. Esta ocupação há muito tempo apresenta grande risco de incêndio para o entorno. Catadores de papel que usavam o entorno foram realocados temporariamente para esta área, para deixarem de separar material em meio à via pública.

Todos os moradores do local vêm sendo, desde o final de 2005, atendidos por assistentes sociais que os encaminham a albergues e os estimulam a procurar ocupação. Um estudo detalhado feito pela Secretaria de Assistência Social traz nome, origem e situação de todos os ocupantes do local.

Levantamento recente realizado pela Subprefeitura Sé apurou que há cerca de 30 estabelecimentos irregulares na região. A operação foi montada para fiscalizar o perímetro formado pelas ruas Conselheiro Furtado, Junqueira Freire, Prefeito Passos, Oscar Cintra Gordinho, Conde de Sarzedas e pela praça Nina Rodrigues e pelo viaduto Shuhei Uetsuka. Ruas como a São Paulo, dos Estudantes, Oscar Horta, Dom Bosco e os baixos do viaduto do Glicério encontram-se entre os locais mais degradados da região. Participam da operação, além da Subprefeitura da Sé, a Guarda Civil Metropolitana, Contru, Polícia Militar, formando um efetivo de cerca de 50 pessoas.