Subprefeitura Sé inaugurou nova fonte na avenida Nove de Julho

Foram inaugurados na quinta-feira , dia 2, às 20 horas, os novos chafarizes e canteiros laterais nas saídas do túnel Daher Cutait, do lado do Centro.

A obra é uma parceria da Subprefeitura Sé com a Racional Engenharia, que investiu cerca de R$ 300 mil no projeto. Estiveram presentes o secretário de Serviços e Subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo e o presidente da Racional, Newton Simões.

Os trabalhos foram iniciados em dezembro passado e incluem a instalação de novas bombas para ativação das cascatas de água, sistema elétrico e hidráulico, conserto das impermeabilizações e revitalização da pintura, além da iluminação cênica do local. O projeto é dos engenheiros Wilson Fernando Duran Pompilio e Rui Ulhoa Guimarães, da Racional. O canteiro também ganha um novo projeto paisagístico, assinado pelo arquiteto paisagista da Subprefeitura Sé, André Graziano, com fórmios amarelos, palmeiras reais da Austrália, moréias amarelas e mini lantanas amarelas.

“É uma ocasião especial em que o Centro de São Paulo ganha mais um presente”, afirma Andrea Matarazzo, que comemora a conquista de 40 áreas na região que hoje são preservadas através de parcerias. “A cidade só tem a ganhar com o envolvimento de parceiros como a Racional”, completa. Em seu histórico, a empresa de engenharia tem a recuperação da cúpula de concreto armado da Oca, a adaptação e ampliação do prédio da FIESP e a revitalização da edificação do MASP e da Galeria Prestes Maia.

Adoção de praças e áreas verdes - Adotar uma área pública na região central hoje tornou-se um processo simples, sem a burocracia que chegava a demorar um ano e desestimulava qualquer parceiro. Basta entrar com um processo na subprefeitura mostrando a intenção de cuidar de uma praça, um canteiro ou um muro, por exemplo. Os documentos necessários variam de acordo com os diferentes públicos (pessoa física, jurídica ou agentes de promoção) e a proposta é feita em envelope lacrado, como em uma licitação. A intenção é publicada no Diário Oficial. Havendo dois interessados na mesma área, uma análise técnica define a melhor proposta.

A equipe de paisagismo da Subprefeitura Sé elabora o projeto paisagístico dentro das diretrizes utilizadas para o Centro e o fornece, sem custos, para o parceiro. Nos projetos, prioriza plantas com rusticidade, qualidade estética de folhagem e floração, portes adequados, perfume e baixa manutenção. O parceiro executa o projeto desenvolvido pela Subprefeitura e escolhe a empresa que desejar. O papel da subprefeitura é dar apoio técnico em todos os momentos da parceria e fiscalizar a execução da obra.

Existem, hoje, 40 termos de cooperação assinados, representando 17,7% da área verde da Sé. Em 2003 foram firmados cinco termos. No ano seguinte, seis. Em 2004 esse número saltou para 23 e a idéia é aumentar ainda mais. A meta é ter 50% das praças e canteiros adotados até o fim de 2006 e a Subprefeitura da Sé já tem 40 projetos prontos à espera de parceiros. O processo hoje tornou-se mais ágil e tem um prazo médio de um mês.