Primeira Rua de Lazer do Parque da Luz reúne 1600 pessoas

Neste domingo, dia 13 de novembro, o Centro ganhou sua primeira rua de lazer, a Rua de Cultura, Lazer e Serviços Nova Luz.

O evento foi realizado na Praça da Luz (continuação da rua Mauá, em frente ao Parque da Luz) das 10h às 18h, quando a Subprefeitura Sé programou apresentações e performances como teatro infantil, performance de grafiteiros atuando ao som eletrônico de DJ, massagem e escultura feita com lixo. Também foram prestados serviços como emissão de documento de identidade para menores, carteira de trabalho e Inscrição de Mão de Obra, feitos por uma base do Poupatempo instalada na rua, e medição de pressão arterial.

A Subprefeitura Sé montou uma Praça de Atendimento para tirar dúvidas e listar pedidos dos moradores da região, como poda de árvores, limpeza pública, retirada de faixas etc. O evento Rua de Cultura, Lazer e Serviços Nova Luz conta com a parceria da São Paulo Turismo e patrocínio da Red Bull. O quarteirão entre o viaduto General Couto de Magalhães e a rua Brigadeiro Tobias foi fechado para o trânsito de veículos.

No palco de 5 x 3 metros montado pela Subprefeitura foram realizadas algumas apresentações ao longo do dia. "Atraindo pessoas ao Centro de São Paulo, moradoras ou não da região, estamos também o revitalizando, já que o espaço está sendo utilizado para entretenimento, além dos serviços que serão prestados", diz o Subprefeito da Sé e secretário de Serviços. "Estamos oferecendo atividades no meio de um verdadeiro museu a céu aberto que temos à nossa disposição, ao lado da estação Júlio Prestes, do Parque da Luz, da Pinacoteca do Estado e todo o entorno do Centro histórico". Para o subprefeito, o evento, que será realizado uma vez por mês, é mais um passo para melhorar da região, que desde o início do ano vem sendo alvo de intervenções da Subprefeitura Sé com resultados efetivos de redução da criminalidade e recuperação do espaço público.

Nesse sentido, a Prefeitura de São Paulo decretou em outubro um perímetro de utilidade pública, o que significa que no futuro alguns imóveis podem ser desapropriados dentro de um projeto urbanístico para melhorar a região. Além disso, um projeto de lei foi enviado à Câmara Municipal para reduzir impostos municipais a empresas de ramos como informática, serviços, educação, cultura, tecnologia etc que se instalarem ali.

O dia da rua de lazer teve a discotecagem do DJ Marcos Ferrer entre uma apresentação e outra no palco. Ao lado, grafiteiros ilustraram sua arte com pincéis e aerossóis nos tapumes da obra de restauração da Estação da Luz. Os grafiteiros fazem parte de um grupo que atua no Centro de São Paulo e estavam sob a supervisão do professor Eymard, da ONG Cidade Escola Aprendiz. O Grupo Atividade S.A. fez uma apresentação musical de pagode. Ao longo do dia, uma performance escultórica foi realizada por David Abdo que monteu seu Lixossauro, um pterodátilo feito de material reciclável com oito metros de envergadura. A matéria-prima foi emprestada ao escultor pela Secretaria de Serviços, através do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), que também apresentou seu teatro de bonecos sobre o processo de reciclagem. Na peça, que já é realizada há meses em escolas e outros locais, personagens conscientizam crianças e adultos quanto ao tratamento do lixo que produzimos.

Pedro dos Malabares foi outra atração do dia. Com seus diversos intrumentos, ele ensinou aos interessados como brincar com os malabares. As bandas WHC e Crau tocaram músicas pop internacional no. Na rua também foram vendidos artigos raros, como objetos antigos, discos de vinil, livros e revistas usadas e roupas vintage. O evento teve a participação da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, CET e Poupatempo.