Neste domingo, Parque da Luz oferece dia de lazer aos paulistanos

Neste domingo, dia 13 de novembro, o Centro ganha sua primeira rua de lazer, a Rua de Cultura, Lazer e Serviços Nova Luz.

O evento será realizado na Praça da Luz (continuação da rua Mauá, em frente ao Parque da Luz) das 10 às 18 horas, quando a Subprefeitura Sé programou apresentações e performances que vão de teatro infantil a performance de grafiteiros atuando ao som eletrônico de DJ, massagem e escultura feita com lixo.

Também haverá prestação de serviços como emissão de documento de identidade para menores, carteira de trabalho e Inscrição de Mão de Obra (veja mais abaixo o que é necessário levar para a obtenção dos documentos), feitos por uma base do Poupatempo instalada na rua, e medição de pressão arterial, feita por 10 assistentes de enfermagem em uma ambulância que estará no local.

A Subprefeitura da Sé vai montar uma Praça de Atendimento onde funcionários irão atender a população, tirar dúvidas e listar pedidos dos moradores da região, como poda de árvores, limpeza pública, retirada de faixas etc. O evento Rua de Cultura, Lazer e Serviços Nova Luz, que conta com a parceria da São Paulo Turismo e patrocínio da Red Bull, programou atrações diversas para atrair paulistanos de todas as idades, classes sociais e tribos para aproveitar o Centro histórico da cidade.

O quarteirão entre o viaduto General Couto de Magalhães e a rua Brigadeiro Tobias será fechado para o trânsito de veículos. No palco de 5 x 3 metros montado pela Subprefeitura serão realizadas diversas apresentações ao longo do dia. "Atraindo pessoas ao Centro de São Paulo, moradoras ou não da região, estamos também o revitalizando, já que o espaço está sendo utilizado para entretenimento, além dos serviços que serão prestados", diz o Subprefeito da Sé e Secretário de Serviços. "Estamos oferecendo atividades no meio de um verdadeiro museu a céu aberto que temos à nossa disposição, ao lado da estação Júlio Prestes, do Parque da Luz, da Pinacoteca do Estado e todo o entorno do Centro histórico", completou.

Para o subprefeito, o evento, que será realizado uma vez por mês, é mais um passo para melhorar da região, que desde o início do ano vem sendo alvo de intervenções da Subprefeitura Sé com resultados efetivos de redução da criminalidade e recuperação do espaço público.

Nesse sentido, a Prefeitura de São Paulo decretou em outubro um perímetro de utilidade pública, o que significa que no futuro alguns imóveis podem ser desapropriados dentro de um projeto urbanístico para melhorar a região. Além disso, um projeto de lei foi enviado à Câmara Municipal para reduzir impostos municipais a empresas de ramos como informática, serviços, educação, cultura, tecnologia etc que se instalarem ali.

O dia da rua de lazer começa com a discotecagem do DJ Marcos Ferrer no palco ao som do qual grafiteiros vão ilustrar sua arte com pincéis e aerossóis nos tapumes da obra de restauração da Estação da Luz. Os grafiteiros fazem parte de um grupo que atua no Centro de São Paulo e vai realizar a intervenção sob a supervisão do professor Eymard, da ONG Cidade Escola Aprendiz. Mais tarde, o Grupo Atividade S.A. fará uma apresentação musical de pagode, seguido pelo grupo São Paulo Dança, que programou uma apresentação de dança de salão que vai interagir com a população.

Dentro do Parque da Luz, em frente à estação de trem, será realizada uma exposição com mais de cem carros das décadas de 40, 50 e 60, organizada pela Ação Local São Bento. Uma performance escultórica e uma peça teatral dão tom educativo ao evento: desde a manhã, David Abdo vai esculpir durante o dia seu Lixossauro, um pterodátilo feito de material reciclável com oito metros de envergadura. A matéria-prima será emprestada ao escultor pela Secretaria de Serviços, através do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), que também vai apresentar seu teatro de bonecos sobre o processo de reciclagem.

Na peça, que já é realizada há meses em escolas e outros locais, personagens como a Recicléia e o Aterromário conscientizam crianças e adultos quanto ao tratamento do lixo que produzimos. Pedro dos Malabares será outra atração desse dia. Ele vai ensinar como brincar com os malabares. Ao fim do dia, as bandas WHC e Crau vão embalar os visitantes com músicas pop internacional no palco da Subprefeitura da Sé. Na rua também serão vendidos artigos raros, como objetos antigos, discos de vinil, livros e revistas usadas e roupas vintage. O evento tem a participação da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, CET e Poupatempo.

Serviço

Rua de Cultura e Lazer Nova Luz
Data: 13 de novembro
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Praça da Luz (continuação da Rua Mauá), entre viaduto General Couto de Magalhães e rua Brigadeiro Tobias