Parque Princesa Isabel será fechado para finalização das obras

A previsão é de 120 dias para a entrega do espaço à população

A Subprefeitura Sé informa que, a partir desta quinta-feira (11), o Parque Princesa Isabel, localizado nos Campos Elíseos estará fechado para conclusão das obras.

Com previsão de 120 dias de intervenções, o local receberá a reforma da área do passeio e da quadra esportiva, implantação de playground e pet play, implantação de equipamentos de ginástica para Terceira Idade e instalação de bancos.

“Após essas intervenções, o Parque Princesa Isabel será transferido à Secretaria do Verde e Meio Ambiente e aberto à população para utilização do espaço para atividades esportivas e de lazer”, declara o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo.

Desde fevereiro de 2022, a Subprefeitura Sé vem realizando obras de infraestrutura e zeladoria no local, entre elas: restauração da cobertura vegetal, mapeamento arbóreo, poda preventiva e supressão de árvores, reforma de canteiros e calçadas, limpeza de galerias de águas pluviais, construção de um jardim de chuva, pintura e limpeza da área.

Tais ações ocorreram após a desocupação do espaço pelas pessoas com uso problemático de drogas que ali habitavam e assim foi necessária uma revitalização da infraestrutura do local. As equipes de limpeza coletaram mais de 120 toneladas de lixo e objetos inservíveis, tarefa que segue sendo feita diariamente, em menor proporção, no Parque e seu entorno.

Além das equipes da Subprefeitura, outras secretarias estiveram envolvidas na reocupação do local, cada uma com seu planejamento e missão, sendo elas: Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria de Saúde (SMS) com consultório na rua e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) fazendo o cadastro e encaminhamento de pessoas em situação de rua.

Em 30 de junho de 2022, foi publicado o decreto 61.503/22, transformando a Praça em Parque Princesa Isabel. E o local recebeu mais obras de revitalização, proporcionando que o espaço ficasse limpo e agradável para moradores, turistas e comerciantes.

As equipes também plantaram grama nas jardineiras e capim-do-texas vermelho em torno do monumento em homenagem à Duque de Caxias.

Foi realizada, ainda, a instalação de grades no entorno de todo o Parque Municipal, a instalação de portões de acesso para pedestres e veículos, o rebaixamento de guias e a construção de rampas de acesso para veículos.