Praça com a beleza renovada

Chafariz do Largo do Cambuci volta a funcionar e população comemora

O charme do Largo do Cambuci está completo. O chafariz do Largo encanta, 24h, os munícipes e frequentadores.

A equipe da Subprefeitura Sé entregou para à população uma nova estrutura da bomba e iluminação da fonte. Além do lindo paisagismo com plantas ornamentais.

Além da habitual zeladoria e do retorno do funcionamento da fonte, o Largo do Cambuci também passou por revitalização.

Pintura das orlas, manutenção dos brinquedos e equipamentos para exercícios físicos, e placas de conservação nas áreas verdes foram executados por nossas equipes.

 


Você sabia?

O autor Levino Ponciano, no livro 450 Bairros São Paulo 450 anos, conta a história de um dos mais antigos bairros da Cidade: Cambuci.

“Pouco depois da proclamação da República, a grande maioria das chácaras paulistanas localizadas nas proximidades do Centro começou a ganhar alamedas, arruamentos, avenidas e até praças públicas. O tempo era de caminho de terra e não havia ainda a pavimentação.

O local ficou conhecido com largo do Pote e em seguida foi batizado como largo do Cambuci. Ainda era o final do século XIX. O crescimento lento aconteceu e, em 1906, surgiu o bairro do Cambuci.

Na região do Cambuci está uma das ruas mais famosas da São Paulo antiga: a rua do Lavapés. Um caminho secular que levava os paulistanos da vila para Santos e vice-versa.

Há duas versões para a origem do nome Cambuci: uma diz que proveio do tupi-guarani cambuci, que significa “pote”; a outra faz referência ao tipo de árvore chamada cambuci, da família das mirtáceas, que era muito comum na região. Dessa árvore os moradores extraíam um fruto chamado cambricique, que era colocado na pinga".