Subprefeitura Sé realiza mapeamento arbóreo na região Central

Levantamento feito pela equipe de áreas verdes contribui para o cuidado com as árvores

 A arborização urbana está associada à qualidade de vida das pessoas na Cidade pois, além de amenizar a paisagem de concreto, contribui para a regulação do microclima.

A Subprefeitura Sé inovou no cuidado com as árvores da região Central, utilizando o Programa de Mapeamento Arbóreo, um levantamento de dados de extrema importância realizado pela Coordenadoria de Projetos e Obras juntamente com os engenheiros agrônomos.

O mapeamento trata-se do cadastramento de todos os exemplares arbóreos existentes nos oito distritos administrados pela Subprefeitura Sé: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé. Todas as árvores foram vistoriadas, uma a uma, dessa forma foi possível obter dados de cada indivíduo arbóreo e assim elaborar um Laudo Técnico pelo qual é definido a necessidade de manejo de cada espécie.

“O planejamento arbóreo é uma metodologia que está em desenvolvimento e melhorada a cada circuito (repasse da vistoria das árvores no mesmo local). A primeira equipe foi enviada em abril de 2020 para dar início ao projeto, atualmente há um total de 44.587 árvores cadastradas no programa”, ressalta o Coordenador de Projetos e Obras, Nilson Kuratomi.

Os dados levantados pela Subprefeitura são fundamentais para a priorização das ações, otimização da força de trabalho e conhecimento das áreas com menor densidade arbórea para um planejamento de plantio, além auxiliar na prevenção de quedas nos períodos de chuvas mais intensas.

De acordo com os engenheiros agrônomos da Subprefeitura Sé, Elvis S. e Ariana M.: “Quando se executa serviços em todas as árvores que necessitam de manejo em toda a extensão da rua, é possível mitigar as solicitações dos munícipes sobre esta determinada área, aumentando a eficiência no atendimento da Subprefeitura”. Além disso, eles concluem que deve-se levar em consideração na execução do manejo arbóreo as condições do entorno, o apoio de órgãos como CET e ENEL, e as condições climáticas.

O conhecimento das características de cada espécie arbórea colabora para o entendimento de sua vida útil na área urbana. Todo manejo realizado é baseado no Manual Técnico de Arborização Urbana, disponibilizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

“As equipes da Subprefeitura Sé seguem empenhadas nos cuidados com a arborização urbana. Utilizando o Programa de Mapeamento Arbóreo será possível promover ainda mais qualidade de vida à população, com a preservação dos espaços, a qualificação da paisagem, entre outros benefícios”, finalizou o subprefeito da Sé, Marcelo Salles.

Tomografia de árvores