Subprefeitura Sé entrega a revitalização do Largo da Pólvora

Evento também contou com a reinauguração da estátua do Dr. Shuhei Uetsuka

O Largo da Pólvora foi uma das 19 praças revitalizadas e entregues no sábado (19), para o aproveitamento da população que busca espaços verdes e de lazer, na região Central. A equipe da Subprefeitura Sé construiu rampa acessível, reformou o ladrilho, fixou e pintou os bancos; além de pintar a passarela e plantar mais de cinco mil mudas.

Durante o evento organizado pela Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, Associação Cultural Assistencial Liberdade (ACAL) e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN) que teve o apoio da Subprefeitura Sé, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO), FECAP, Diário Brasil Nippou e Jornal Nippon Já; foi reinaugurada a estátua do Dr. Shuhei Uetsuka - Pai da Imigração Japonesa no Brasil.

Nascido em 12 de junho de 1875, na província de Kumamoto, Japão, Shuhei Uetsuka veio para o Brasil em 18 de junho de 1908, juntamente com mais 781 companheiros, que se tornaram os primeiros colonos japoneses a desembarcarem oficialmente no Brasil. Formado em Direito pela Faculdade Imperial de Tóquio em 1907, foi um intermediário entre fazendeiros, colonos e imigrantes, a fim de facilitar o convívio entre essas pessoas. Uetsuka recebeu do governo japonês várias condecorações, passando a ser conhecido como "Pai da Imigração Japonesa no Brasil". Morreu em 06 de julho de 1935, aos 60 anos.

A nova escultura foi produzida pelo escultor Mario C. Ramos e estará entre as demais para ser apreciada e registrada pelos frequentadores do Largo da Pólvora.

No Dia da Bandeira os participantes da cerimônia entoaram o hino em saudação ao Brasil e à terra escolhida por tantos imigrantes japoneses com as bandeiras das duas nações unidas.