Plano Diretor chega na região central

Saiba mais sobre a oficina que ocorrerá neste final de semana

Neste sábado (06), acontece a oficina presencial do Plano Diretor da Subprefeitura Sé. O evento começa às 9h e será no Auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A oficina é aberta a todos os cidadãos e entidades da sociedade civil. O objetivo é ouvir a população e identificar as principais demandas na região para o desenvolvimento da cidade.

O Plano Diretor interfere diretamente na vida de cada cidadão que mora, trabalha ou empreende em São Paulo ao determinar, por exemplo, onde deve ser incentivada a construção de moradias, quais regiões têm maior vocação para geração de emprego ou o que fazer para facilitar a locomoção das pessoas.

O Plano Diretor Estratégico (PDE) consiste em uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Ele é elaborado com a participação da sociedade e um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o PDE busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda às necessidades coletivas de toda a população.

Em vigor desde 31 de julho de 2014, o PDE tem como principal diretriz aproximar emprego e moradia. O atual prevê o horizonte até 2029 para que seus objetivos sejam alcançados.