Subprefeitura Sé revitaliza a Praça Darcy Penteado

A Subprefeitura Sé está realizando a revitalização da Praça Darcy Penteado, localizada no distrito da República, entre as ruas Araújo, Major Sertório e a Avenida Ipiranga.

As equipes iniciaram as obras no último sábado (23) com a reforma dos pisos, instalação de bancos, reconfiguração das alamedas e orlas no local. O término das obras está previsto para o meio do mês de agosto.
Ao todo são 133 praças que estão sob os cuidados da Subprefeitura Sé sendo 30 delas já revitalizadas e entregues à população.


"O Centro de São Paulo melhorando os espaços para a população com mais verde, mais acessibilidade e ficando bem bonito", afirmou o subprefeito da Sé, Marcelo Salles.

Jardins de Chuva
A Subprefeitura Sé continua se empenhando para trazer mais áreas verdes para o centro da cidade, popularmente conhecida como Selva de Pedra.

Desde março de 2021 foram entregues 28 jardins de chuva à população e mais três estão em desenvolvimento. O primeiro jardim está localizado na Avenida Tiradentes, na altura do distrito do Bom Retiro. Com 940m² de área de jardim de chuva, a obra já está em sua reta final. O local também recebeu diversas ações de melhorias do paisagismo em mais de 1.200m².


Já o segundo jardim teve seu início na última sexta-feira (22) e contará com 125m² de área verde. Ele se localiza na Avenida Ipiranga com a Rua Araújo, no distrito da República, próximo ao prédio do COPAN e atualmente o jardim de chuva está na fase de escavação.


Além de jardins de chuva também está sendo construída uma escadaria verde no Viaduto Martinho Prado, distrito da Bela Vista. O local está recebendo mais de 10 canteiros elevados, que juntos somam 246m². As construções se iniciaram no último dia 20 e já se encontram em fase final. A sugestão para esta ação originou-se dos próprios moradores dos arredores do viaduto e foi recebida pessoalmente pelo Subprefeito da Sé, Marcelo Salles.


Todas estas ações têm como objetivo contribuir para o aumento da permeabilidade do solo, evitando enchentes, deixando os ambientes ainda mais bonitos e aumentando a área verde da região central.


Os jardins funcionam como uma bacia natural de retenção hídrica, alguns com a função de coletar a água, outros com a função de retardar seu escorrimento superficial, e outros represando e posteriormente drenando o maior volume possível de água até que depois os locais estejam novamente livres (secos) para novas ações semelhantes.


As equipes da Subprefeitura Sé também são pioneiras na reciclagem do concreto retirado da rua para utilização no próprio jardim. O asfalto/concreto da área do jardim é removido, uma área é escavada com cerca de 1,20 m de profundidade; e preenchida com entulho reciclado/ rachão e sobre esse material poroso é realocada a terra, com composto orgânico produzido pelo Pátio de Compostagem da Sé; e as mudas, como árvores, palmeiras, arbustos e forrações, predominantemente nativas.

Sobre a praça
A Praça Darcy Penteado leva o nome de um artista plástico, desenhista, gravador, cenógrafo, figurinista, literato, autor teatral e pioneiro militante dos movimentos LGBTQIA+ brasileiro. Ele nasceu na cidade de São Roque em 1926 e passou anos se dedicando ao seu trabalho até o dia de seu falecimento em 1987 por decorrência das complicações causadas pela AIDS.

Revitalização Praça Darcy Penteado