Operação Integrada Ferro-Velho fecha 16 estabelecimentos na região central da cidade

De 30 locais fiscalizados, apenas quatro funcionavam de forma regular

 A ação foi realizada nesta quinta-feira (19) pela Polícia Civil em parceria com a Prefeitura de São Paulo e contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e de empresas concessionárias de serviços públicos e privados.

A fiscalização teve como objetivo combater o comércio ilegal, principalmente de materiais metálicos, em ferros velhos nos oitos distritos que compõem a Subprefeitura Sé: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé. Na operação os agentes recolheram tampas de bueiro, grades, grelhas e fios de cobre, por exemplo, que haviam sido furtados das ruas e calçadas da capital.

De um total de 30 estabelecimentos inspecionados, 16 foram lacrados por não oferecer segurança, por falta de licença de funcionamento ou por ocuparem uma área pública.

Além disso, os agentes constataram que dois locais funcionavam com base em liminar, autuaram seis ferros-velhos que não tinham alvará e se depararam com outros dois que estavam fechados. Apenas quatro estabelecimentos estavam em situação regular perante a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Civil prendeu quatro pessoas em flagrante.

Somente em um dos pontos fiscalizados, próximo ao Viaduto 9 de Julho, havia cerca de 16 toneladas de materiais.
“Quando um fio é furtado o cidadão fica sem internet em casa, sem telefone, a praça fica sem iluminação”, explica o subprefeito da Sé Coronel Salles.

O entulho e lixo recolhidos na operação foram encaminhados para aterros sanitários e, os fios e cabos pertencentes às concessionárias, devolvidos para essas empresas. Já o material identificado como sendo da Prefeitura, como grelhas, grades e tubos de metal, seguiu para o depósito da Subprefeitura Sé.