Subprefeitura Sé revitaliza o Pletzale, no Bom Retiro

O local foi tradicionalmente marcado como ponto de encontro da cultura judaica na década de 20

 O local foi tradicionalmente marcado como ponto de encontro da cultura judaica na década de 20

Com o objetivo de valorizar e resgatar a cultura local da região do Bom Retiro, a Subprefeitura Sé, em parceria com o coletivo “A Turma do BomRa” e a organização KKL Brasil (Keren Kayemet Lelsrael), participou da remodelação paisagística do ponto de encontro da Pletzale (“Pracinha”), localizada entre as ruas Correia de Melo, da Graça e Ribeiro de Lima.

O local ficou marcado ao longo do século 20 como ponto de encontro da comunidade para compartilhar notícias, fechar negócios e manter a conversa em dia.

Com a finalidade de resgatar a história e valorizar a cultura local, a Subprefeitura Sé participou da construção de nove jardins entre as esquinas, além de reparos do pavimento e canteiros e serviços de zeladoria.

Em dezembro de 2020, o espaço foi entregue à comunidade com a inauguração da obra de arte do paulistano Artur Lescher, um dos grandes nomes do atual panorama da arte contemporânea brasileira conhecido por realizar obras tridimensionais.

Outras ações
Ainda na região do Bom Retiro, a Subprefeitura é responsável pela realização de três jardins de chuva, entre eles, os localizados na Praça Coronel Odilon de Oliveira (setembro 2020), na Avenida João Teodoro com a Avenida do Estado e Rua da Cantareira e na Praça Jerusalém (dezembro de 2020). Também foram construídas no bairro três vagas verdes, sendo uma no Memorial da Imigração Judaica - Museu do Holocausto (novembro de 2020), outra na Rua Matarazzo (fevereiro de 2021) e outra na Rua Conselheiro Brotero (fevereiro de 2021).

Curiosidades sobre a Pletzale
O local conta com 9 mudas de Romã que na tradição judaica representa, por meio da disposição de suas sementes, a união.

“A Romã tem 613 sementes, o mesmo número de Mitzvot (Boas ações) previstas na Lei Judaica, que lembra o compromisso da cultura com o Tikun Olan, a responsabilidade moral que cada judeu tem de consertar o mundo e aliviar o sofrimento onde quer que exista”, explica Mauro Warcman, integrante da turma do BomRa.

De acordo com a cultura judaica, a Romã é uma das Sheva Minim (sete espécies) de plantas com as quais os hebreus foram abençoados ao chegarem em Israel, a Terra Prometida.

Entrega da placa
Nesta sexta-feira (11), a Subprefeitura Sé realizou a fixação da placa Pletzale no local. O ato foi acompanhado por grupos de comerciantes locais, por integrantes da Turma do BomRa e do Conseg Bom Retiro e pela equipe do Gentileza Urbana.